Prefeitura soluciona demanda dos moradores da rua Cruzeiro do Sul, no Robalo

Obras e Urbanização
27/01/2022 15h50

“Tenho um filho asmático que sofria muito por causa da poeira, sempre precisava ir à urgência. Na chuva, era muita lama, a região ficava intransitável. Não dava para passar na rua. Agora não tem nem comparação, está muito bom. Já até choveu e não houve problema”. O relato de Maria Cristiane Marques, moradora da rua Cruzeiro do Sul, no bairro Robalo, denota a importância da presença do poder público municipal em todas as áreas da cidade.

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), implantou o revestimento primário de pavimentação asfáltica em toda a extensão da via, pondo fim à convivência insalubre dos moradores com lama e poeira.
 
Para Bárbara Aline Gonçalves, "melhorou muito". Agora, afirma ela, "as crianças podem até andar de bicicleta aqui, a gente consegue transitar". "Para levar as crianças no colégio, tinha que levar com uma roupa e quando chegava na escola, tinha que trocar, e na volta a mesma coisa, por causa da quantidade de lama. Na poeira, as crianças tinham dificuldade também por causa da questão respiratória. Era difícil, mas agora acabou”, celebra.

Maria Lindinalva Santana conta que o cotidiano era repleto de transtornos, especialmente em algumas épocas do ano. “No inverno, a gente praticamente precisava nadar. Com o pavimento, ficou muito bom, a gente sofria demais. Era muita poeira, difícil de viver”, conta.

De acordo com Margareth Benjamin de Carvalho, o serviço realizado pela gestão municipal é transformador. “São quase 20 anos vivendo na lama e na poeira. Estava terrível, todo mundo perdia sapato e outras coisas por causa da lama, vivia tudo sujo. Não temos mais isso, o serviço que a Prefeitura fez resolveu”.

Na perspectiva de João Vitor Santos, a melhoria facilita até o recebimento de outros serviços públicos básicos. “É complicado viver no barro, com a rua cheia de buracos. Muitos carros atolavam e quebravam por aqui. Não tem mais esses buracos, nem a lama. Até o caminhão da coleta de lixo consegue passar por aqui com mais tranquilidade. Legal o trabalho da Prefeitura aqui. Essa era uma demanda antiga, e fomos ouvidos”, agradece o morador.