Programa de Saúde da Mulher oferta linha de cuidado voltada ao climatério

Saúde
28/01/2022 10h07
Início > Noticias > 94183

Entre as mudanças fisiológicas da vida da mulher, o climatério (fase que precede o fim do período reprodutivo, ocorrido entre os 40 e 65 anos) é uma fase importante e que deve receber atenção especial no acesso aos serviços de saúde. Neste sentido, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a importância dessa linha de cuidado voltada à Saúde da Mulher. 

A fase do climatério, explica a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da SMS, Léa Matos, acontece de forma diferente em cada mulher, podendo apresentar sintomas ou passar despercebida. "E a Atenção Primária [Unidades Básicas de Saúde], em Aracaju, está capacitada para acolher essa usuária e realizar o acompanhamento necessário nesse período, orientando, promovendo saúde e ofertando o tratamento adequado sempre que necessário”, ressalta Léa. 

A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é que toda mulher em fase de climatério busque sua Unidade Básica de Saúde de referência para iniciar o acompanhamento. Após cadastramento e vinculação à unidade, a usuária passa pela equipe de enfermagem e avaliação médica.
 
“Nessas consultas, os profissionais de saúde irão acolher e fazer a escuta qualificada, orientar sobre métodos anticoncepcionais no climatério, indicação ou não da reposição hormonal e todas as manifestações físicas e emocionais associadas a essa fase. Da mesma forma, serão solicitados os exames de rotina e complementares que sejam necessários”, detalha a coordenadora. 

Climatério
Na fase de climatério, a mulher passa a apresentar ciclos menstruais irregulares em decorrência da redução das funções dos ovários, período que se inicia após os 40 anos, podendo se estender até os 65 anos. Pode ocorrer também aumento da transpiração e ondas de calor, inclusive à noite; alteração nas mamas; alterações emocionais e mudanças na rotina sexual e diminuição da libido. 

Além de buscar orientação profissional no serviço de saúde, iniciar uma rotina com hábitos saudáveis ajuda a mulher a passar por esse período com mais qualidade de vida. Entre as principais orientações, a prática regular de atividade física de baixo impacto, aumento no consumo de água e refeições mais leves.