Comitê Gestor do Plano de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher realiza 1ª reunião

Assistência Social e Cidadania
03/02/2022 14h00

A Prefeitura de Aracaju realizou nesta quinta-feira, 3, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campo, a primeira reunião do Comitê Gestor do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, grupo responsável pelo acompanhamento, avaliação e execução das ações de combate à violência de gênero no município.

O Plano, estruturado para os próximos dez anos, foi apresentado pelo prefeito Edvaldo Nogueira em novembro do ano passado e reúne estratégias com foco em resguardar a integridade física das mulheres aracajuanas no que diz respeito ao âmbito familiar, por meio de ações intersetoriais, abrangendo órgãos governamentais e entidades.

De acordo com a vice-prefeita Katarina Feitosa, o Comitê tem papel fundamental para que as ações do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher sejam de fato efetivadas.

“Foram anos construindo o Plano e agora vamos dar efetividade a ele. Temos que fazer valer, temos que dar prioridade a isso. É necessário darmos efetividade ao plano e esse Comitê é importantíssimo neste processo. É um sonho ver a existência desse documento, até me emocionei no dia do lançamento, pois vimos como tudo se encaminhou para que tivéssemos esse documento numa capital do tamanho de Aracaju. Então efetivar essas ações é uma prioridade de nossa gestão, vamos todos juntos, cada um em sua secretaria, colaborar e combater a violência de gênero na capital”, enfatizou a vice-prefeita.

Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, da Assistência Social de Aracaju, Edlaine Sena, essa primeira reunião é importante para alinhar a atuação do Comitê Gestor na execução do Plano.

“Esse Comitê vai de fato acompanhar as ações. Estaremos à frente da gestão do Plano. São gestores envolvidos na execução dele, ele é a entidade maior que vai responder as ações, fazer um monitoramento mais próximo com cada secretaria e cada ação executada. Hoje também apresentamos o documento para quem ainda não havia visto e assim daremos início às atividades do Comitê”, afirmou Edlaine.

Participação intersetorial
Para a representante do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes, da Secretaria Municipal da Saúde, Lidiane Gonçalves, a instituição do Comitê é fundamental para o Plano Municipal.

“Acredito que esse Comitê é extremamente importante para que possamos acompanhar, monitorar e executar o que está no Plano de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Esse plano foi construído a várias mãos, então diante da complexidade que é a violência contra a mulher ter a intersetorialidade desse processo com várias secretarias é fundamental. Com isso é possível diversos olhares diferenciados de cada secretaria que pode contribuir de diferentes formas. Com certeza é muito positivo para que seja possível garantir o cumprimento das ações”, ressaltou.

Comitê
Estão inclusas no Comitê Gestor: a Coordenadoria de Políticas Educacionais para Adversidade, da Secretaria Municipal da Educação; o Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes, da Secretaria Municipal da Saúde; a Guarda Municipal de Aracaju, por meio da Patrulha Maria da Penha; Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, por meio da Diretoria Jurídica e Financeira e Procuradoria Jurídica; a Diretoria de Formação Profissional, da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho; Fundação Cultural da Cidade de Aracaju; Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte; além da Coordenadoria de Políticas para Mulheres e do Conselho Municipal da Mulher que fazem parte da Secretaria Municipal da Assistência Social.