Reforma do Terminal do DIA beneficia trabalhadores e usuários do transporte público

Obras e Urbanização
04/02/2022 10h30

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), segue avançando na reforma do Terminal do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), que encontra-se em fase final. A modernização do terminal, assim como o trabalho de requalificação dos corredores de transporte e melhoria da malha viária da cidade, é parte do esforço da gestão municipal para aprimorar a mobilidade urbana na capital. 

A obra é parte do Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju e é executada a partir de um investimento de cerca de R$2,5 milhões, recursos que movimentam a economia e geram emprego e renda para a população aracajuana.
 
A reforma envolve a reconstrução do muro que delimita a área, repavimentação asfáltica e sinalização horizontal, bem como aplicação de equipamentos que cumpram as normas de acessibilidade.
 
No momento, a reforma está focada na área interna do terminal, finalizando a instalação completa dos boxes comerciais e concluindo a construção dos banheiros e da nova guarita, assim como a pintura.
 
A reforma foi dividida em três módulos, e agora a Emurb trabalha no terceiro e último. Este modelo foi adotado para evitar que o funcionamento do terminal fosse comprometido e reduzir eventuais transtornos aos usuários e trabalhadores do transporte.

Já foi concluída a estrutura principal de cobertura em concreto do terminal, e finalizada a implantação do piso em concreto e os pisos táteis, que auxiliarão o acesso de pessoas com deficiência ao terminal. Além disso, foi concluída a instalação do sistema hidráulico e do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a necessidade de intervenção no local. “A estrutura já estava bem desgastada e precisava de uma reforma. Estamos colocando à disposição da sociedade um espaço moderno, bem projetado, e que vai suportar bastante a demanda de veículos e pessoas”.