Prefeitura retomará atividades na Estação Cidadania do Bugio no dia 14

Juventude e Esporte
09/02/2022 10h55

Na próxima segunda-feira, dia 14, a Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno, complexo poliesportivo construido pela Prefeitura de Aracaju no bairro Bugio, retomará seu calendário de atividades e aulas em diversas modalidades. Conhecida pela diversidade e inclusão, a Estação Cidadania disponibiliza cerca de 11 modalidades olímpicas e paralímpicas para a prática da população. 

De acordo com o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, esse momento de retorno das atividades é importante para toda a comunidade e, com as modalidades sendo oferecidas em diversos horários, para todos os públicos e faixas etárias, a volta será tranquila.
 
"Todos os professores estão sendo capacitados para que possam cumprir os protocolos de biossegurança, já que existe uma movimentação intensa de alunos e, por isso, acreditamos que realmente vai ser um grande sucesso”, afirma Thiessen.

Dentre as modalidades ofertadas pela Prefeitura na Estação Cidadania-Esporte estão o atletismo, badminton, funcional, ginástica aeróbica, ginástica rítmica, jiu-jitsu, judô, karatê, vôlei, handebol e dança. Em pausa desde o início da vacinação contra a covid-19, em 2021, tendo funcionado como um ponto para imunização, o complexo está pronto para o retorno de suas atividades com abertura de turmas para cada uma das modalidades.

Matrículas abertas
As matrículas já estão abertas com turmas em diferentes dias e horários para todas as modalidades, com exceção de três que não estarão disponíveis para prática em alguns horários na primeira semana: o atletismo e a ginástica rítmica no turno vespertino e o badminton no turno matutino e vespertino.
 
Contudo, na semana seguinte, a partir do dia 21, as modalidades restantes retornam juntamente às outras, completando as 11 modalidades em vigor. Para participar das aulas, os interessados podem efetuar a matrícula na Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno, localizada na praça Vereador Osvaldo Mendonça, e escolher o melhor dia e horário para realizar seu esporte favorito. Até o momento somente as turmas do funcional já foram completamente preenchidas.
 
Segundo o diretor do departamento de esporte e lazer da Secretaria Municipal da Junventude e do Esporte, Jersonilton Rodrigues, "s expectativa é grande" em relação ao retorno das atividades, "porque é algo que toda a comunidade está esperando há muito tempo e nós professores estamos ansiosos para podermos passar um pouco do nosso conhecimento", diz. Além disso, frisa o diretor, estudos indicam que a prática de atividades físicas pode auxiliar em uma rotina saudável nesta pandemia.

Mais modalidades
Todas as modalidades têm sua importância em exercitar determinada parte do corpo. Entretanto, cada uma tem uma característica peculiar que chama a atenção de quem a escolhe, seja na destreza com a raquete de badminton ou com a bola no vôlei. 
 
Para os professores que atuam na Estação Cidadania, a prática das modalidades servem, acima de tudo, para movimentar a rotina, como explica Jorge Menezes, professor de futsal da Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno, Jorge Menezes. "É uma forma de fazer com que as crianças saiam da ociosidade de ficar somente em casa, se exercitem e tenham uma válvula de escape saudável diante da atual realidade”, afirma.

Dentre os esportes oferecidos, o atletismo é um que engloba uma série de modalidades, como as corridas, os saltos e os arremessos. Suas provas podem ser disputadas nas ruas, campos, pistas, como as da Estação Cidadania, ou estádios, individualmente ou por revezamento. 

Já algumas categorias necessitam ser executadas dentro das quadras, como o badminton, um esporte praticado entre dois ou quatro jogadores que, apesar da similaridade com o tênis pelo uso de raquetes e a quadra ser dividida por uma rede, ao invés de uma bola é usada uma peteca, também denominada de volante ou birdie. 
 
Dentro das quadras pratica-se o vôlei e o handebol, com diferentes estilos mas características em comum, como a bola e seu controle nas mãos. Porém, a forma de pontuar diverge: no vôlei o ponto é se cair no chão do lado adversário da quadra que é dividida por uma rede e no handebol se atingir o gol do time adversário.

Com uma área dedicada às lutas marciais, há três opções de acordo com a sua preferência: se prezar por uma luta de combate, há o karatê. Se preferir aprender defesa pessoal, a população pode optar pelo jiu-jitsu. Porém, se quiser uma luta mais completa, o judô é a melhor opção.

As ginásticas, aeróbica, rítmica e a própria dança são ótimas maneiras de trabalhar o corpo. A ginástica aeróbica é recomendada para uma melhor oxigenação das células musculares, a rítmica exige mais coordenação e flexibilidade, e a dança é o ponto comum entre elas, com o objetivo de seguir a música e se exercitar. Além disso, é possível praticar o treinamento funcional, ideal para quem quer adquirir condicionamento físico para exercer as atividades diárias com mais disposição.