As ações de monitoramento e limpeza das vias fluviais, realizadas com o suporte de um barco de pequeno porte, passaram a fazer parte do cronograma de serviços da Prefeitura de Aracaju, a partir do final de 2020.
Executado através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), esse trabalho tem resultado na retirada de resíduos em pontos de difícil acesso e evitado problemas nas saídas das redes de drenagem dos bairros interligados aos rios, garantindo o bom fluxo das águas.
Esta semana, a equipe da Emsurb navegou pelo Poxim, nas imediações do bairro Jabotiana, zona Oeste da capital, e removeu troncos e galhos de árvores caídos em trechos do seu curso, como explica o diretor de Operações do órgão, Bruno Moraes.
“Essa é mais uma atividade realizada pela Prefeitura e mostra a preocupação da gestão com a limpeza geral da cidade. Neste caso, pensamos no monitoramento dos rios e afluentes, que recebem o escoamento das águas dos bairros, visando identificar e prevenir possíveis situações que causem transtornos à cidade e à população”, detalha o diretor.
A ronda fluvial é realizada conforme programação elaborada, a partir de denúncias feitas pelos cidadãos ou por informações dos fiscais da diretoria operacional. “Em cada ocasião, definimos o mecanismo a ser adotado levando em consideração o acompanhamento de situações adversas que podem comprometer o escoamento regular da rede de drenagem da capital", acrescentou o diretor.
Segundo o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, o Município passou a executar esse serviço como alternativa para contribuir com as medidas de prevenção de enchentes em dias de chuvas intensas, eventualmente causadas por resíduos que obstruem o fluxo dos rios, "a exemplo de troncos de árvores ou materiais provenientes do descarte irregular, entre eles, móveis, pneus, podas de árvores, lixo doméstico e resíduos de construção civil”.