Prefeitura retoma Polo da Academia da Cidade no Bugio; inscrições estão abertas

Saúde
09/02/2022 16h30

Além dos oito polos do Programa Academia da Cidade (PAC) em funcionamento atualmente, a partir da próxima segunda-feira, dia 14, estarão abertas as inscrições para as aulas no Polo Bugio, que será instalado na Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno, a partir de uma parceria entre as Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Juventude e do Esporte (Sejesp).

Para inscrição no Polo Bugio, o interessado deve se dirigir à Estação Cidadania, no horário das 6h às 9h e das 15h às 17h, e apresentar RG, CPF, número do cartão SUS e do Prontuário Eletrônico. Caso não tenha o cadastro no SUS, é só ir à UBS do bairro munido de documento de identificação e de um comprovante de residência de Aracaju atualizado.
 
As aulas dos polos do PAC são realizadas de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30, e no turno da tarde, das 15h30 às 17h30. Estão em funcionamento os polos dos bairros América, Farolândia (Augusto Franco), 18 do Forte (Maracaju), Santa Maria, Jabotiana (Sol Nascente), Santos Dumont, Luzia e Cirurgia (Centro de Criatividade). O Programa Academia da Cidade recebe alunos com idade a partir dos 10 anos, além de adultos e idosos, como afirma a coordenadora do Programa Academia da Cidade, Aline Guimarães.

“Estamos reabrindo os polos de maneira gradativa, analisando o cenário epidemiológico da covid-19, bem como o uso dos espaços para realização das aulas. Priorizamos que as aulas sejam executadas em espaços amplos, para uma melhor prática e sempre com o uso da máscara e todas as medidas sanitárias previstas”, explica Aline.

Academia da Cidade
Atuando em diversos bairros da cidade, o Programa Academia da Cidade é coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde e visa à promoção da saúde da população a partir da prática de atividades físicas.

Secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza ressalta que o PAC é um programa que tem uma adesão "muito positiva" dos usuários. "Poder reabrir mais um polo, contando com mais uma parceria com a Sejesp é um ganho importante para a comunidade. A prática de atividade física auxilia numa maior qualidade de vida da população, o que favorece numa melhor condição de saúde para nossos usuários do Sistema Único de Saúde assistidos em nossas Unidades Básicas”, afirma Waneska.

Para o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, a inclusão do polo do PAC na Estação Cidadania amplia as opções de lazer e atividades esportivas já ofertadas pela Prefeitura à população. 

“Vamos receber pessoas de diversas faixas etárias, em diversas modalidades esportivas e através de parcerias, para que seu espaço possa ser muito bem aproveitado. Vemos com muita alegria a renovação da parceria com a Secretaria da Saúde. Por quase um ano e meio a Estação ficou à disposição da SMS, bem como a equipe, trabalhando em prol da campanha de vacinação contra a covid. E agora, o polo da Academia da Cidade funcionando lá nos enche de alegria, porque com isso conseguiremos atingir mais moradores da região”, avalia o gestor da Sejesp.