Agilidade no recolhimento do sargaço nas praias agrada turistas e aracajuanos

Serviços Urbanos
09/02/2022 17h15

Desde a chegada de plantas aquáticas à costa da capital sergipana, principalmente na extensão de areia da Coroa do Meio à praia do Viral, que a Prefeitura de Aracaju realiza o recolhimento desse resíduo.
 
Assim, além da limpeza rotineira da região das praias, as equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atendem essa demanda extra que resultou, até esta terça-feira (8), na coleta de 1.358,19 toneladas deste material conhecido popularmente como sargaço, proveniente do rio São Francisco.

O esforço da gestão municipal para manter as praias limpas e promover o bem-estar da população é reconhecido por aracajuanos e turistas, como dona Nolia. “Assim que cheguei percebi a presença de muitos profissionais recolhendo essa vegetação e deixando tudo em ordem. Isso é satisfatório para mim que venho de outro estado, mas também para as pessoas que moram em Aracaju que podem desfrutar de um local com boas condições de higiene”, ressaltou a turista baiana.

Jailson Santos Maia, que aproveitou o dia ensolarado para um banho de mar, observou os trabalhos de uma das equipes municipais nas proximidades do Banho Doce, e aprovou o serviço realizado. “A Prefeitura está fazendo um ótimo trabalho para manter a região da Orla e das praias sempre limpas o que é excelente, pois os turistas saem daqui com uma boa impressão”, destacou.

Para Fábio Rocha, a coleta do sargaço "é primordial" para manter as boas condições do ambiente. "Tenho certeza que isso agrada também aos turistas que observam a preocupação da prefeitura da cidade na manutenção da limpeza desses locais, além do nosso bem-estar, é claro”, afirmou o aracajuano.

O empenho dos agentes também foi destacado pelo banhista Odison Pena. “Algumas pessoas ficam receosas quando se deparam com esse tipo de vegetação. Por isso, a agilidade com que a Emsurb está fazendo o recolhimento do sargaço está excelente”, disse.

“Apesar da ação constante da natureza, todos os dias o pessoal está aqui limpando a areia, o que deixa a clientela satisfeita. Além disso, o serviço de limpeza feito pela Prefeitura sempre é elogiado pelos turistas”, afirmou o vendedor Osvaldo Nunes da Silva 

Conforme explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, as atividades de limpeza de praias foram reforçadas, sobretudo neste período de alta estação em que o fluxo de turistas e aracajuanos nesses locais aumenta.

“Ampliamos nossas frentes de trabalho de modo a atender, com celeridade, a limpeza dessas áreas onde há uma concentração maior de pessoas, além de bares e restaurantes que contribuem significativamente com a indústria do turismo. Entretanto, é necessário a colaboração dos frequentadores, no que diz respeito ao descarte regular dos resíduos produzidos, bem como dos comerciantes para que estes ambientes continuem sendo atrativos”, enfatizou o presidente.

Luiz Roberto salientou ainda que a administração municipal seguirá com as equipes empenhadas também em outros pontos onde foi constatada a presença dessa vegetação, a exemplo da Praia Formosa, no bairro 13 de Julho.