Uma alimentação saudável é importante em todas as fases da vida, no entanto, devido ao processo de desenvolvimento biológico e intelectual das crianças, é na infância que ela se faz ainda mais necessária. Diante disso, a Prefeitura de Aracaju oferta às crianças matriculadas nas creches municipais um cardápio que garante a segurança alimentar e nutricional, e preserva o respeito aos hábitos alimentares culturais locais.
Neste sentido, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) assegura aos alunos as melhores condições possíveis para um crescimento saudável e assimilação das propostas pedagógicas, como explica a coordenadora de Alimentação Escolar da Semed, Larissa Coelho.
“A oferta da alimentação promove o desenvolvimento das crianças, facilitando as condições para o processo de aprendizagem ao longo do dia. Assim, promover a segurança alimentar e nutricional auxilia no crescimento como um todo”, enfatiza a coordenadora.
A seleção dos alimentos é feita com base nas resoluções do Conselho Nacional de Nutrição. Especificamente em relação aos alunos das creches é proibido a utilização de alimentos ultraprocessados, que são os produtos industrializados que levam além de açúcar, óleo e gordura, conservantes e aditivos, entre outros ingredientes prejudiciais à saúde.
“O cardápio é modificado ao longo da semana, com opções diferentes que garantem uma alimentação nutricionalmente balanceada e respeitam a cultura alimentar local. Em todas as creches municipais, as crianças têm assegurada, diariamente, quatro refeições: desjejum, lanche da manhã, almoço e jantar, para as crianças matriculadas em creches integrais, e duas refeições, de acordo com o turno, para as matriculadas em creches parciais”, detalha Larissa.
Para garantir a segurança alimentar e nutricional dessas crianças, a Prefeitura também fomenta a agricultura familiar, e utiliza 30% do valor encaminhado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na aquisição de alimentos junto a cooperativas, as quais fornecem alimentos como frutas, bolinhos e pães para os alunos da rede.