Prefeitura realiza mapeamento de retinopatia para pessoas diabéticas

Saúde
11/02/2022 14h54

Com o objetivo de diminuir as complicações visuais no diabético, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está realizando o exame de mapeamento de retinopatia diabética nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

Para o médico da SMS, William Barcelos, a iniciativa demonstra a preocupação do Município com esse público, que, de fato, requer atenção, uma vez que a perda da visão acomete muitos diabéticos.

“Uma das consequências do diabetes não tratado é a retinopatia diabética, ou seja, a possibilidade da cegueira. As outras complicações são graves, mas a perda da visão paulatina tem afetado muitas pessoas. Então, até o dia 9 de março, as equipes prestadoras de serviço do Hospital de Olhos de Sergipe e Hospital São José estão realizando o exame de mapeamento de retinopatia para os usuários diabéticos em qualquer faixa etária”, explica William.

Alterações no exame
William também chama a atenção para o fato dos exames serem ofertados no dia a dia na rede de saúde do município nas UBSs. “Esse serviço é ofertado rotineiramente no SUS de Aracaju. Porém, como a demanda é maior do que a oferta atual, organizamos ações como esta, a fim de que consigamos ampliar o alcance do exame para rastrear potenciais pacientes com retinopatia diabética”, enfatiza.

Uma vez diagnosticados, os diabéticos que tiverem alterações significativas no olho serão agendados para um especialista disponibilizado pelo SUS. “Ninguém vai sair sabendo que tem um problema sem ter também um encaminhamento. O Nucaar [Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação] irá regular a consulta para o especialista, e com o tratamento em andamento, poderemos reduzir muito a chance de evolução para a cegueira”, orienta.

Cronograma
Para ter acesso ao serviço, os usuários diabéticos não precisam de encaminhamento para a realização do exame. Basta procurar qualquer uma das unidades, nos respectivos dias:

- UBSs João Bezerra e José Augusto Barreto (dias 14 e 21 de fevereiro e 03 de março); 
- UBSs Niceu Dantas e José Quintiliano (dias 15 e 22 de fevereiro e 4 de março);

- UBSs Roberto Paixão e João Cardoso (nos dias 16 e 23 de fevereiro e 7 de março);

- UBSs Santa Terezinha e João Oliveira Sobral (nos dias 17 e 24 de fevereiro e 8 de março);

- UBSs Manoel de Souza Pereira e Walter Cardoso (nos dias 18 e 25 de fevereiro e 9 de março).