Projeto IDE-Aracaju avança em discussões para modernização do cadastro imobiliário

Fazenda
11/02/2022 15h49

Em mais uma etapa do Projeto de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE-Aracaju), a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) está recebendo a equipe da Fundação Escola Politécnica da Bahia (FEP), que presta uma consultoria voltada à modernização do cadastro imobiliário.

O grupo, formado por professores universitários, especialistas com larga experiência na área de cartografia, cadastro e tecnologia, está atuando no município desde outubro do ano passado, em reuniões remotas e análise de dados, e agora realiza um diagnóstico presencial da capital.

Segundo explica a coordenadora de geoprocessamento da Semfaz, Manuela Nascimento, a consultoria tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de uma nova modelagem para o cadastro imobiliário de Aracaju.

“Isso inclui uma análise de como o sistema funciona hoje, bem como as necessidades para o futuro, de forma a manter a base cartográfica e o cadastro multifinalitário em operação. Além disso, a equipe prestará consultoria para a elaboração de dois importantes termos de referência que complementam o projeto macro”, complementa.

O coordenador da equipe da FEP, professor Artur Caldas Brandão, doutor em Engenharia e Cadastro Territorial, explica que após cerca de cinco meses de reuniões semanais e análises de informações, o trabalho presencial nos últimos dias permitiu um melhor entendimento a cerca do sistema cadastral de Aracaju, inclusive conhecendo a estrutura das secretarias e órgãos envolvidos no projeto, para além da Semfaz.

“A etapa seguinte do nosso trabalho é propor uma modelagem de todo o sistema voltado ao cadastro. Apontaremos questões que envolvem ajustes na estrutura da Prefeitura de Aracaju, uso de equipamentos, recursos humanos, capacitação para melhor ajustar a utilização desse novo sistema cartográfico e cadastral que irá funcionar”, detalha o professor Artur Caldas Brandão, que estava acompanhando dos outros integrantes da equipe, os professores Fabiano Freiman, Talita Stael e Suzana Rocha.

Reunião
O secretário da Fazenda, Jeferson Passos, reuniu-se com a equipe da Fundação Escola Politécnica da Bahia para acompanhar o andamento dos trabalhar e alinhar os próximos passos. De acordo com ele, a ideia é que Aracaju seja um modelo para o país. Com a modernização do cadastro, o Município espera tornar a base de dados mais ampla, em diversos aspectos, sejam físicos, estruturais ou sociais, auxiliando no planejamento das ações públicas.

“Esse cadastro será utilizado não só pelas secretarias, mas também pode ser cruzado e comparado com dados socioeconômico e indicadores, não só do município, mas de setores externos, como por exemplo, os dados do IBGE, dando maior amplitude da realidade de Aracaju. Contando, inclusive, com maior envolvimento da população", enfatiza Jeferson Passos.