Prefeitura capacita servidores da Sema sobre recuperação de áreas degradadas

Meio Ambiente
11/02/2022 16h00

A Prefeitura de Aracaju promoveu o curso de Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), ofertado a servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). Desenvolvida no decorrer desta semana, a capacitação, em aulas teóricas e prática, abordou técnicas de recuperação, diagnóstico de área degradada, conceitos relacionados ao tema.
 
De acordo com diretor de Controle Ambiental da Sema, Ludwig Junior, as aulas foram ministradas em plataforma digita, com professores experientes na área, "e realizada aula prática para demonstração em campo das técnicas utilizadas na recuperação de áreas degradadas”.
 
Segundo Ludwig, durante todo o curso foi demonstrado como deve ser feita a avaliação da área a ser recuperada, quais as estratégias e metodologias a serem utilizadas no processo e a explanação da legislação vigente.
 
Assessor técnico da Sema, Paulo Sobrinho destaca que todo o conhecimento repassado pelo curso será colocado em prática na análise de processos que envolvem zonas delicadas do município. “Em relação a atividades como madeireiras, é importante saber como proceder em relação à origem florestal das matérias-primas ao fazer uma vistoria técnica” 
 
A analista ambiental Ana Carolina Boschese ressaltou a importância de se ter maior segurança na análise de PRADs dentro dos processos e no auxílio à fiscalização em casos de  infrações.
 
“Já que não temos como prevenir que aconteça a degradação, nosso combate é através da fiscalização de infratores e exigências de condicionantes no licenciamento”, explica.