Prefeitura capacita população LGBTQIA+ em sistema prisional

Formação para o Trabalho
14/02/2022 15h30

A qualificação profissional faz parte das ações de ressocialização da população no sistema prisional. Com o objetivo de contribuir com esse processo, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), promove cursos de qualificação profissional destinados à população LGBTQIA+ do sistema prisional.

No total, 100 vagas foram ofertadas para quatro turmas dos cursos de Auto Maquiagem e Design de Sobrancelhas (32h), ministradas no Presídio Feminino (Prefem) e Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan). Essas capacitações estão sendo realizadas no decorrer deste mês e o intuito é que os detentos possam ter qualificação profissional para atuar na área da beleza ao sair da penitenciária. 

As primeiras turmas a serem certificadas foram as de Design de Sobrancelhas (30h), encerrada no dia 10 de fevereiro, no Prefem, e Automaquiagem (30h), concluída no dia 11 de fevereiro, no Copemcan. Essas capacitações também integram o projeto de Qualificação Profissional da Fundat para a população LGBTQIA+, realizado em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH). 

De acordo com a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, esses cursos são importantes para a ressocialização dessas pessoas. “Pensamos em proporcionar esses aprendizados para que os detentos enxerguem possibilidades fora do sistema prisional. O nosso objetivo é proporcionar a qualificação com um olhar humanizado para que eles se realoquem na sociedade e também no mercado de trabalho com alguma habilidade profissional”, declara a presidente.

Ambos os cursos foram ministrados pelo maquiador e instrutor Elisson Melo, que durante as aulas ensinou técnicas de maquiagem e design de sobrancelhas, desde o básico até o nível intermediário. Segundo Elisson, os detentos estão prontos para exercerem a função no mercado de trabalho, pois as capacitações foram instruídas de forma profissionalizante.

“Acredito na ressocialização dessas pessoas por meio da qualificação profissional. Quando recebi o convite para ministrar os cursos no presídio, não esperava me deparar com a realidade que encontrei aqui, principalmente no Prefem. Os encarcerados merecem ser vistos com outros olhos porque são pessoas que desejam se realocarem tanto no âmbito profissional como também pessoal. Ter ministrado os cursos foi uma experiência incrível, pois criei um vínculo com eles que vai além do que apliquei na sala de aula, criamos um vínculo de amizade e carinho”, afirma o instrutor Elisson Melo.

Oportunidade de recomeço
A conclusão representa um nova oportunidade para muitos detentos. Sem nenhum conhecimento na área de design de sobrancelhas, a aluna C. S.adquiriu aprendizado e absorveu as técnicas transmitidas pelo instrutor. “Sempre me interessei mais pelo ramo alimentício. Nunca pensei em trabalhar com algo da área da beleza, agora já estou com ideias para aplicar os aprendizados quando sair daqui”, conta C.

A área da beleza é uma das que mais proporcionam oportunidades para pessoas da população LGBTQIA+ que estão nas penitenciárias. Essas capacitações são um recomeço de vida para aqueles que desejam se ressocializar e atuar no mercado de trabalho de maneira digna e humanizada.

Segundo a aluna R. S., o curso foi importante para aprimorar os aprendizados de design de sobrancelhas. “Já atuei como profissional da beleza, mas com esse curso aprendi muitas técnicas e aperfeiçoei o que já sabia. O curso foi uma oportunidade e vai me abrir portas, pois agora tenho um certificado para trabalhar em salões de beleza”, contou.