Prefeitura alerta sobre importância da vacinação para crianças e adolescentes

Saúde
14/02/2022 14h30

Mesmo com todas as estratégias de imunização implementadas pela Prefeitura de Aracaju, como vacinação nos shoppings, drive-thru e horários estendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mais de 35 mil crianças, de 5 a 11 anos, e 10 mil adolescentes, de 12 a 17, ainda não receberam a primeira dose; outros74 mil adolescentes ainda não completaram o esquema vacinal contra a covid-19.

A secretária da Saúdede Aracaju, Waneska Barboza, reforça que o fato de não imunizar mantém a transmissibilidade do vírus, aumentando a chance do surgimento de novas variantes. Segundo ela, a vacinação é sinônimo de consciência coletiva, já que reflete na saúde de toda a população.

“Enquanto os pais ou responsáveis insistirem em não levarem as crianças e adolescentes para tomar a vacina, a população continuará em um ambiente propício para a manutenção da circulação da ômicron e de outras variantes. Quem não se vacina, não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas. Sabemos que a vacina não impede 100% o contágio, mas previne formas graves da doença e óbito”, explica.

Para as crianças, de 5 a 11 anos, que garantiram a vacina, os intervalos para a segunda dose podem variar. A segunda dose da Pfizer pediátrica é administrada após 56 dias da primeira. Já para a segunda dose das crianças, de 6 a 11 anos, que receberam a CoronaVac, o intervalo é de 28 dias.

Para que a criança receba a primeira dose, os pais ou responsáveis devem apresentar documento de identificação com foto e CPF (do menor e do responsável), comprovante de residência de Aracaju e carteira de vacinação da criança.

“É importante que a gente reforce que a pessoa que não completa seu ciclo pode ter os níveis de proteção de anticorpos reduzidos com o tempo. Por isso orientamos todos a iniciar e completar alô ciclo de imunização, pois só assim poderemos combater a covid-19 com eficiência”, enfatiza Waneska.

Locais de vacinação das crianças
Pfizer (de 5 a 11 anos): Na capital sergipana, 12 pontos de vacinação ofertam esse imunizante, das 8h às 15h: as UBSs Carlos Hardmam; José Machado; Joaldo Barbosa; Ávila Nabuco; Geraldo Magela; João Bezerra; Anália Pina; Manoel de Souza; José Calumby e Augusto César Leite. O Shopping Jardins e Aracaju Parque Shopping (nesses pontos também há oferta de CoronaVac), das 8h às 17h. 

CoronaVac (de 6 a 11 anos): Aracaju oferta o imunizante CoronaVac para crianças nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 15h, além do drive da Sementeira (das 8h às 13h) e no shopping Jardins e Aracaju Parque Shopping, das 8h às 17h.