Prefeitura registra queda de 55% nos atendimentos a síndromes gripais

Saúde
14/02/2022 14h42

Neste fim de semana, dias 12 e 13, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizou cinco unidades para atendimento de síndromes gripais, as quais atenderam an 927 pessoas, sendo 46 no hospital Nestor Piva; 596 no hospital Fernando Franco; 113 no Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal; 63 na Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto Franco e 109 na UBS Cândida Alves.

O número nos atendimentos aos finais de semana tem  reduzido nas últimas três semanas. Nos dias 29 e 30 de janeiro, as mesmas unidades atenderam 2.047 pessoas, enquanto no fim de semana dos dias 5 e 6 de fevereiro esse número caiu para 1.454 atendimentos. Considerando esse recorte de tempo, os atendimentos aos sábados e domingos tem redução de 55%.

“Além disso, tivemos uma queda considerável no número de casos confirmados, de 33% em relação à semana passada. Estávamos com uma média de 1.026 casos por dia e, na última semana caímos para 685. Considerando que também tivemos uma queda considerável da demanda de consultas e exame aos finais de semana, decidimos reduzir o número de pontos de testagem de cinco para quatro unidades”, anunciou a secretária da SMS, Waneska Barboza.

Com isso, a UBS Augusto Franco deixa de funcionar aos sábados e domingos e continuam disponíveis a UBS Cândida Alves (Santo Antônio), das 7h às 19h; Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal (Coroa do Meio), das 7h às 19h, e os hospitais municipais Nestor Piva (18 do Forte) e Fernando Franco (Augusto Franco), em regime de 24h.

“Isso não significa que essa redução é permanente. Continuamos fazendo o monitoramento semanal e caso seja necessário reabriremos o ponto de testagem na UBS Augusto Franco. Como a covid-19 é uma doença de rápida transmissibilidade, os cenários epidemiológicos podem mudar muito de uma semana para outra. Mas garantimos que tudo está sendo monitorado em tempo real para que a resposta a essas mudanças ocorram de forma eficaz”, garantiu Waneska.