Prefeitura inicia novas turmas de cursos profissionalizantes em parceria com o Senai

Assistência Social e Cidadania
14/02/2022 15h40

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, iniciou nesta segunda-feira, 14, as aulas dos cursos profissionalizantes ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai): Auxiliar de Eletricista, Eletricista Automotivo, Produtor de Derivados de Leite, Produtor de Embutidos e Defumados e Costureiro industrial de Moda Feminina em Tecido Plano.

Mais de 85% das vagas foram preenchidas no mês passado. Com carga horária de 160 horas, as aulas são ministradas nos períodos matutino, das 8h às 12h, e vespertino, de 13h até 17h, nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Risoleta Neves, bairro Cidade Nova; Rosa Emília Machado dos Santos, no Santa Maria; e João de Oliveira Sobral, no Santos Dumont.

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, não é a primeira vez que a Prefeitura e o Senai se unem para beneficiar cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

“Reconhecemos a importância dessa parceria que beneficia diretamente adolescentes, jovens, adultos e idosos da capital sergipana que muitas vezes não têm subsídios para conseguir fazer um curso com a qualidade de ensino que o Senai oferece, a qual é reconhecida nacionalmente. Aproveito o ensejo para que se dediquem às aulas para receber os certificado e ingressar no mercado de trabalho o quanto antes”, destacou.

As vagas abertas para os quatro cursos foram distribuídas em oito turmas. Segundo a secretária-adjunta da Assistência Social de Aracaju, Selma França, o curso é uma oportunidade do aracajuano se qualificar para atender as exigências do mercado de trabalho ou criar seu próprio negócio.

“Com a chegada da pandemia da covid-19 muitas famílias perderam seus empregos e tiveram suas condições financeiras agravadas. Observamos a necessidade dessas pessoas na busca de oportunidades em nossos Cras, e tivemos a preocupação de oferecer qualificação em áreas demandas pelo mercado de trabalho e voltadas ao empreendedorismo”, explicou.

Moradora do bairro Cidade Nova, a dona de casa Crisciely Guimarães é mãe de três crianças. Desempregada, cuida dos seus filhos com muita dificuldade e vislumbrou no curso de Produtor de Derivados de Leite uma possibilidade de melhorar a vida financeira.

“É difícil encontrar cursos nessa área. Me interessei porque quero empreender e diversificar a alimentação dos meus filhos. É uma oportunidade adequada para mim, porque pretendo ganhar dinheiro com a fabricação de queijos, doces e geleias. Eu mesma faço o produto, utilizo e vendo na porta da minha casa”, disse.

Pela terceira vez, o enfermeiro Rui Alexandre, morador do bairro Santa Maria, participa dos cursos ofertados entre a Prefeitura e o Senai. Desta vez, ele se inscreveu para o de Eletricista Automotivo.

“Escolhi esse curso porque o mercado de trabalho está contratando eletricistas automotivos. A grande procura por esses profissionais chamou minha atenção. Chegou na hora certa. A Prefeitura e o Senai, mais uma vez, oferecem cursos gratuitos para a comunidade se qualificar. Estamos todos atentos e ansiosos para recebermos os certificados”, contou.

A dona de casa Maria Auxiliadora Melo, também moradora do bairro Santa Maria, já possui um certificado profissional em outro curso ofertado por esta parceria. Ela chegou a iniciar um curso pago de costura, porém, não pode concluí-lo devido à falta de recursos financeiros.

“Surgiu essa oportunidade, me inscrevi e agora estou fazendo o curso de Costureiro industrial de moda feminina em tecido plano. Quero me tornar uma profissional, amo costurar. Meu sonho é ser costureira e agora dou mais um passo na realização do meu sonho. Minha expectativa é trabalhar para mim mesma ou entrar em uma fábrica ou atelier. Dou nota mil pela iniciativa. Não consegui dormir direito esperando o primeiro dia de aula chegar”, descreveu.