Prefeitura promove ação de redução de danos à saúde na Unifem

Saúde
17/02/2022 14h25

Nesta quinta-feira, 17, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou uma ação de orientação para adolescentes na Unidade Socioeducativa Feminina (Unifem). A ação faz parte do Projeto de Redução de Danos (PRD), que tem como missão acolher e ofertar educação em saúde sexual e orientações sobre o uso de álcool e outras drogas às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o coordenador do Projeto, Robert Santos do Carmo, o PRD foi implantado no ano de 2002, em Aracaju, e se mantém dentro da política pública de Saúde do Município, integrando a Rede de Atenção Psicossocial desde 2011, em parceria com o projeto Consultório na Rua.

“É um serviço de educação em saúde que trabalha com a perspectiva ético clínica de diminuir os danos sociais e à saúde, provenientes do uso prejudicial de álcool e outras drogas ou mesmo de outras demandas, como a de saúde sexual. Mais do que um suporte à saúde, o PRD é o acolhimento emocional para quem foi colocado à margem. Então, com essa acolhida, conseguimos ofertar tanto cidadania e acesso a direitos, como o suporte emocional de quem, muitas vezes, se encontra naquela condição justamente por não ter tido o apoio que necessitava”, explica Robert.

Vínculo
Para a redutora de danos e psicóloga Camila Calaça de Sá, este é um equipamento que trabalha prioritariamente no território, junto às pessoas que não acessam a Unidade Básica de Saúde (UBS). 

“Fazemos visitas domiciliares, promovemos ações educativas nas escolas e em outras instituições, além de ações no território e nas cenas de uso. O trabalho, na maioria das vezes, é realizado em articulação com os Caps, Consultório na Rua e o departamento de IST/Aids e Hepatites Virais; além de outros parceiros. Através do diálogo, construímos um vínculo para o cuidado, acolhendo, orientando e encaminhando para o serviço que for necessário”, enfatiza.

Segundo o diretor da Unifem, Genilsson Maciel de Santana, está ação é uma parceria muito importante com a Saúde de Aracaju, com uma troca de conhecimento entre os profissionais da saúde a as adolescentes que estão na Unidade.

“A partir das orientações, as adolescentes aumentam os cuidados com o corpo, por exemplo, no uso de preservativos, para evitar contrair doenças. No caso das usuárias de álcool e outras drogas, elas não têm apenas sua saúde e da coletividade preservada, mas também sua autonomia”, disse.