Fundat prepara cidadãos para processo seletivo a partir de capacitação online

Formação para o Trabalho
23/02/2022 10h00

Atuando para inserir os aracajuanos no mercado de trabalho, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), disponibiliza ferramentas de apoio a que deseja se preparar para conquistar uma vaga de emprego, a exemplo da oficina online de capacitação "Como se destacar no processo seletivo" (2h).
 
Ministrada por Edênia Dumont, essa capacitação objetiva desenvolver um guia preparatório para nortear aqueles que desejam conquistar uma vaga de emprego e precisam aprender como se comportar durante o processo seletivo. Para isso, a oficina abordou diversos tópicos relevantes que permitiram aos alunos entenderem com mais clareza como funciona um recrutamento, além de aprenderem a elaborar um bom currículo.

Segundo a instrutora, o currículo é um cartão de visita do candidato. Desse modo, as habilidades e formações apresentadas precisam ser inseridas corretamente e com aquilo que é essencial.
 
“Durante a oficina, busquei inicialmente trazer uma dinâmica para descontrair e deixar os alunos mais à vontade. Falei sobre a importância de como se portar nos processos seletivos online e presencial. Além disso, falei sobre como criar um currículo atrativo e que se destaque para o recrutador”, explica Edênia. 
 
Empregabilidade
De acordo com a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, a Fundação qualifica para gerar empregabilidade na capital. “O nosso plano é sempre ofertar a qualificação desde os princípios. Essa oficina pode potencializar o currículo e prepará-los para as entrevistas nos formatos existentes, como o online e o presencial”, explica.

A diretora de formação profissional Sandra Magna Resende acredita que essa oficina pode ser uma chave transformadora para aqueles que são leigos em se candidatar a processos seletivos. “Essa capacitação é a base para qualquer outra qualificação profissional. É muito importante que o cidadão entenda como deve se portar na entrevista e também como desenvolver um bom currículo”, afirma. 

Agregando conhecimentos

A aluna Vera Freire se inscreveu na oficina porque está passando por alguns processos seletivos. “Enviei meus currículos para algumas empresas e processos seletivos, por isso, tive interesse em participar dessa oficina, que agregou bastante ao meu conhecimento. A professora foi maravilhosa e se dispôs a orientar os alunos mesmo depois da aula. Com isso, pude revisar de forma geral o meu “cartão de visita”. Acho incrível a Fundat capacitar os alunos porque conseguimos ter um olhar diferenciado para o nosso currículo antes de enviar para as empresas”, relata a aluna Vera. 

O aluno Marcos Ramon de Castro teve a oportunidade de se inscrever na oficina para ampliar os seus conhecimentos. “O que mais gostei de aprender foram as dicas passadas pela professora sobre como se candidatar para as vagas e criar um bom currículo. Acredito que a Fundat faz um bom trabalho ofertando essas capacitações para a gente que precisa ingressar no mercado”, conta.

Empregabilidade
O diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo Arnaldo Almeida, acredita que alguns aspectos são essenciais para se dar bem numa entrevista de seleção. “A primeira dica é criar um currículo com as informações necessárias. Outra dica, é se adaptar aos formatos online, pois hoje em dia é usado o Linkedin e outras redes sociais para buscar profissionais. O marketing pessoal também é uma porta de entrada para a empregabilidade”, afirma o diretor.

Para o assistente de diretor David Barbosa, essa capacitação acrescenta bastante para o desempenho do candidato. “A instrutora trouxe tópicos importantes para entrevista de emprego online e presencial. Na Fundat, atuamos com a seleção de currículos e encaminhamento de candidatos para entrevistas, por isso, a necessidade de existir uma oficina para qualificar e preparar os cidadãos da melhor forma possível”, explica.