Obra de infraestrutura muda a vida da comunidade do Moema Mary

Obras e Urbanização
18/02/2022 12h30

A população do loteamento Moema Mary, no bairro Dom Luciano, sabia bem o que era lidar com lama, poeira e um ambiente insalubre. Mas, após a obra estruturante realizada pela Prefeitura de Aracaju, a comunidade vive em um cenário completamente diferente, com infraestrutura que proporciona mais dignidade e qualidade de vida.

Entregue na semana passada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, a obra de urbanização transformou não só o loteamento, mas toda a dinâmica da comunidade local. No localidade, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) implantou redes de drenagem e esgotamento sanitário, pavimentação asfáltica e em paralelepípedo em 18 ruas e parte da rua São Francisco.

A moradora Maria do Socorro relembra os dias difíceis e aponta o contraste com o que se vê hoje na região. “Isso aqui estava numa situação muito triste. Era muito difícil. Hoje em dia a gente pode sair mais tranquila. Aqui era cheio de buraco, muita coisa ruim. Agora está melhor. É um privilégio”, conta ela, que reside na localidade há vinte anos.

Lurdes Mattos conta que os problemas causados pela falta de pavimento nas ruas ficaram no passado. “Aqui antes era uma lama, uma piçarra. A gente saía escorregando pela rua. A gente tirava até o chinelo às vezes para não quebrá-lo. Hoje está uma bênção, está uma maravilha”, agradece a moradora.

Em todo o loteamento Moema Mary, além da infraestrutura básica, a gestão municipal implantou, também, passeios, acessibilidade (faixas e rampas de acesso) e iluminação em tecnologia LED, a partir de um investimento superior a R$5 milhões.

Moradora da região há mais de 44 anos, Maria Elenilde consegue distinguir bem o antes e depois do serviço. “Não tinha saneamento básico. Eram esgotos a céu aberto. Já tive problema com esgoto na minha casa, mas agora está tudo bem”, conta ela.

Para Elenilde, a iluminação, agora, "está nota dez”. “Antes era aquela luz amarela, escura. O loteamento ficou show agora com essas luzes. Está bem mais bonito. Nunca esteve como agora”, reconhece.