Prefeitura promove encontro intersetorial sobre medidas socioeducativas

Assistência Social e Cidadania
21/02/2022 14h30

A Prefeitura de Aracaju promoveu nesta segunda-feira, 21, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, um encontro intersetorial entre secretarias, empresas e fundações municipais para sensibilização sobre o atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas na capital sergipana.

Secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos explica que os Centros de Referência da Assistência Social (Creas) oferecem o Serviço de Proteção Social Especial a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), e, para ela o fortalecimento da rede de atendimento municipal é necessário.

“A Secretaria da Assistência Social já realiza essa articulação, e esse é um trabalho que precisa ser executado em parceria com outros órgãos da Prefeitura. Esses jovens são encaminhados pelo Juizado da Infância e da Juventude da 17ª Vara Cível da Comarca de Aracaju aos nossos Creas para o cumprimento dessas medidas. Para isso, eles devem estar inseridos nos espaços públicos com o apoio de todos os órgãos”, afirma a gestora.

A gerente da Média Complexidade da Proteção Social Especial da Assistência Social de Aracaju, Vanessa Barreto, apresentou, durante o encontro, o fluxograma do atendimento dentro da pasta aos profissionais.

“Tivemos representações de 13 instituições, dentre empresas, órgãos e secretarias do Município. Apresentamos esses serviços, como eles se estruturam dentro dos Creas, como é feita a articulação no território com as entidades para que tenhamos uma ruptura do olhar que é dedicado ao adolescente que se encontra nessa situação, quebrando estigmas sociais que estão vinculadas ao ato infracional e não ao adolescente como ser em desenvolvimento que precisa de um cuidado efetivo do Executivo Municipal, da sociedade e da família como um todo”, observou.

O assistente social da Secretaria Municipal da Educação, Heverton Ramon Marques, participou do encontro e dividiu suas experiências profissionais dentro da pasta que atua visando contribuir para o atendimento especializado. “Muitos desses adolescentes precisam dessa rede que dá a proteção social, a qual deve estar alinhada para pensar estratégias e atender a demanda. Não devemos olhar esses jovens como infratores, mas como cidadãos que têm direito de ser respeitado e mudar de vida”, disse.

Presenças
Participaram do encontro representantes das Secretarias Municipais da Comunicação Social (Secom), da Educação (Semed), da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), da Juventude e do Esporte (Sejesp), do Meio Ambiente (Sema), da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), das Fundações Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e de Formação para o Trabalho (Fundat), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito.