Muita dedicação e apoio das escolas e dos professores contribuíram para que alunos da rede municipal de ensino de Aracaju se destacassem na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), competição em que alunos de três unidades de ensino fundamental receberam menção honrosa pela participação.
Um desses estudantes foi Geovan Maicon Pereira, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, localizada no bairro Lamarão. Apaixonado por Matemática, ele não poupou esforços para chegar à segunda fase da Olimpíada.
"Minha matéria preferida é matemática e dias antes da prova me dediquei bastante para alcançar meu objetivo, que era alcançar a segunda fase. Estou muito feliz por ter conseguido", conta o aluno.
Os níveis 1 e 2 das Olimpíadas de Matemática são dedicados aos estudantes do 6º e 7º ano e do 8º ao 9º ano, respectivamente, do ensino fundamental. Além dos alunos, professores e escolas inscritas podem receber premiação.
Na primeira fase é aplicada prova objetiva, com 20 questões diferenciadas por níveis em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.
Já a segunda fase compreende prova discursiva contendo seis questões, também diferenciadas por níveis, aplicada em centros escolhidos pela OBMEP. Participam dessa fase apenas os alunos classificados na primeira etapa, segundo os critérios descritos no regulamento.
Desafio
Diretora da Emef Laonte Gama, no bairro Santa Maria, Izabel Cristina afirma que a participação dos alunos da unidade na OBMEP é histórica, já que, apesar de a escola vir fazendo parte das Olimpíadas ao longo dos anos, estar no projeto em 2021 foi uma proposta tão desafiadora quanto esses últimos anos de aulas remotas.
"Montamos um grupo para discutirmos estratégias e tomar decisões. Os alunos foram preparados remotamente com todas as orientações possíveis e foi uma alegria nossa. Tivemos uma aluna que alcançou a sexta colocação no nível 1 e um outro que alcançou a quinta colocação no nível 2. Houve, também, professores premiados, como o professor Ávido. Para nós é uma satisfação participar e obter esses resultados positivos. É mais um motivo para agradecermos e entendermos que estamos no caminho certo e tudo que temos a fazer é continuar caminhando", ressalta a diretora.
O diretor da Emef Anísio Teixeira, Marcos Barbosa, que também é professor da disciplina, celebra a conquista das estudantes: "a Matemática é uma das bases que alicerça o conhecimento científico de qualquer nação e a OBMEP oportuniza aos envolvidos a chance de aprimorar e revelar talentos", disse. "Estamos muito orgulhosos pelo resultado alcançado por nossos alunos, especialmente a Ana Laura Silva e a Ana Luiza Pereira, que obtiveram menção honrosa, coroando de êxitos nossos discentes, docentes e equipe administrativa".
A Ana Laura Silva, de 11 anos e aluna da Emef Anísio Teixeira, localizada no bairro Atalaia, gosta de Matemática e Português, se dedica em todas as demais disciplinas e vê sua participação na OBMEP como uma oportunidade de praticar todo o conhecimento adquirido e alcançar ainda mais conquistas.
"Desde pequenininha me dedico aos estudos e queria alcançar este nível. Sinto-me privilegiada por conquistar esse lugar de honra, mas quero alcançar ainda mais. Crescendo mais e mais e tentando chegar à última fase. Sempre tive apoio dos meus pais e foco em Deus. Vinha estudando para as Olimpíadas com as aulas online, os livros e as aulas virtuais e busco sempre ser melhor", relata a estudante.