Organização da Corrida Cidade de Aracaju discute estratégias de segurança, saúde e estrutura

Juventude e Esporte
24/02/2022 15h54

Reunida nesta quinta-feira, 24, na sede da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), a Comissão de Organização da 37ª Corrida Cidade de Aracaju discutiu estratégias de segurança, saúde e estrutura da competição, a qual será realizada pela Prefeitura de Aracaju no próximo dia 26 de março. Na semana passada, a Sejesp discutiu os aspectos do planejamento de trânsito para o dia da prova.
 
Participaram da reunião representantes da Polícia Militar de Sergipe, das Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju e de São Cristóvão, Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 28º Batalhão de Caçadores, também reuniram-se para discutir estratégias para o evento a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - para discutir os protocolos sanitários e a saúde dos participantes.

"Foi uma reunião favorável, de interação entre todas as instituições, de maneira que todos saibam os seus papéis”, comentou José Robson Torres Oliveira, diretor de trânsito da SMTT de São Cristóvão.

A função de cada instituição durante o trajeto da prova foi a pauta central da reunião. Enquanto o percurso de 5 km terá largada na rodovia Marechal Cândido Rondon, a saída da prova de 10 km será na rótula da estrada do Conjunto Eduardo Gomes, e a partida inicial de 24 km na praça Getúlio Vargas, na cidade de São Cristóvão. Toda a extensão do percurso será bloqueada para o fluxo de veículos em um lado da via, no sentido leste/oeste. 

“A corrida consiste em diversas etapas, com fechamento de vias e avenidas. Para isso, trabalharemos com o efetivo de 80 homens da GMA e asseguraremos a segurança da parte de Aracaju da corrida”, afirma o subinspetor Roosevelt, que representou, na reunião, o diretor-geral da Guarda, subinspetor Fernando Mendonça.

Segundo o tenente coronel Santos Jr, da Polícia Militar, as corporações estão trabalhando em conjunto para garantir a organização do evento. “A reunião foi de suma importância para esclarecer as participações de cada instituição. A PMSE irá participar do fechamento de vias e da coordenação do trânsito, juntamente às SMTTs de Aracaju e São Cristóvão, além da segurança dos atletas e espectadores da corrida”, afirma.

O representante do Grupamento Tético Áereo (GTA/PMSE) esclarece a função da instituição na segurança do evento. “Visto que o percurso é margeado por vegetação, nosso papel será de prevenir ou agir caso necessário. Em voo teremos mais visão em caso de furtos e incômodos alheios”, afirmou. 

A ideia é que a corrida seja um sucesso em todos os âmbitos e os corredores sintam-se seguros por toda a prova, desde as demandas de saúde até às demandas de segurança. Kelsio Santos Ozário, que esteve presente como representante do superintendente do Samu,  Denison Pereira da Silva, destacou o compromisso da instituição na corrida. “O Samu estará disponibilizando viaturas durante todo o trajeto para acompanhar os atletas, caso ocorra alguma intercorrência relacionada à área de saúde”, explica.

O presidente da comissão da corrida, Ricardo Fonseca, ressalta que a complexidade do trajeto da corrida exige a presença dos órgãos de segurança. “Contaremos com o apoio de todas essas instituições presentes neste encontro hoje. Todos eles foram receptivos e mostraram-se solícitos às nossas reivindicações”, coloca. 

Protocolos sanitários e estruturais
Em continuidade à agenda de organização da corrida, representantes das Empresas Municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) discutiram, numa segunda reunião na sede da Sejesp, os protocolos sanitários e de estrutura - como a distribuição dos banheiros, limpeza, iluminação, pavimentação asfáltica, bem como a assistência à saúde dos participantes. 
 
Ricardo Fonseca explica que a atuação intersetorial é crucial para o sucesso do evento. “É uma medida para garantir a melhor estrutura possível. Nós separamos os corredores em três percursos, e estabelecemos diferença no horário das largadas para que, no final, não haja aglomeração. Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde vai criar um protocolo próprio para a corrida, visando uma maior segurança”, revela. 
 
Para a segurança com relação à saúde dos participantes, a SMS irá disponibilizar uma equipe de enfermagem no ponto de chegada. “Nós vamos estar também acompanhados da Vigilância Sanitária, realizando todo o apoio relativo à higiene e execução dos protocolos sanitários. Será montado um protocolo específico para a corrida”, garante a secretária executiva da Saúde, Andressa Torquato. 
 
De acordo com a Comissão da Corrida, a Emsurb está à disposição para ajudar as secretarias com as necessidades que surgirem no decorrer da corrida. “Essa pasta será responsável pela distribuição dos banheiros durante todo o percurso, bem como da limpeza e iluminação na praça onde está localizada a chegada”, explica a gerente de planejamento da Emsurb, Fernanda Viana. 
 
Já a Emurb terá a responsabilidade de analisar o percurso na área de Aracaju, que vai desde a divisa no Rio Poxim, no bairro Capucho, até a Praça do Mini Golf, no São José. “Ou seja, cuidaremos da parte da pavimentação asfáltica, para recuperar se houver algum obstáculo, algum buraco, além de checar a iluminação nesse percurso. Estaremos fazendo algo que já está dentro dos serviços diários do órgão”, assegura o diretor de Operações da Emurb, José Alberto Bispo.