Prefeitura promove atividades alusivas ao Carnaval para assistidos pelos Cras

Assistência Social e Cidadania
25/02/2022 15h59

Por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, a Prefeitura de Aracaju promoveu atividades alusivas ao Carnaval para crianças, adolescentes e idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital sergipana.

De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica (PSB) da Assistência Social, Catharina Menezes, as atividades foram realizadas tanto nos Cras quanto nas residências dos usuários, os quais foram visitados por equipes das unidades socioassistenciais do Município, as quais, fantasiadas, levaram música e animação, além das atividades socioeducativas referentes ao mês de fevereiro, lanches e itens carnavalescos.

“As atividades foram realizadas sem aglomerações, fazendo o uso de equipamentos de proteção individual e produtos de higiene. Alguns Cras levaram o usuário para dentro da unidade e outros atuaram de forma remota, com as equipes indo até as residências dos usuários. Estamos satisfeitos porque são as maneiras que encontramos para manter o nosso serviço ativo para os assistidos vinculados ao Cras. Cumprindo as medidas sanitárias, conseguiremos retornar as atividades presenciais em sua totalidade com segurança e com a confiança que os usuários têm em nosso trabalho”, destacou a coordenadora.

Trabalho integrado
Em clima de Carnaval, as equipes de trabalho das unidades socioassistenciais se empenharam na preparação de adereços carnavalescos entregues aos usuários, como a oficineira do Cras Carlos Hardman, Miralda Santos. No bairro Soledade, ela confeccionou painéis, máscaras, serpentinas, dentre outros itens.

“Faço artes manuais em alguns Cras de Aracaju. Resolvi decorar os equipamentos no intuito de levar um pouco de alegria aos usuários que chegam ao Cras para que sintam esse clima do Carnaval, mesmo nesse período de pandemia que nos encontramos. Como oficineira, é muito prazeroso fazer as artes, cortar os papéis, passar glitter nos materiais, arrumar o espaço. Depois que terminamos, ficamos admirando o Cras e todos fazem fotos. Amo fazer esse trabalho”, contou.

Já no Cras Carlos Fernandes de Melo, situado no bairro Lamarão, kits socioeducativos alusivos ao Carnaval foram entregues aos adolescentes do SCFV. Para a educadora social Laís Lisboa, profissional que realiza as atividades socioeducativas visando a prevenção da violação dos direitos, o encontro foi uma oportunidade de reencontrar os usuários.

“Este ano o nosso Carnaval foi diferente devido à pandemia. Pensamos em fazer a festa com o intuito de proporcionar momentos de alegria e minimizar a falta que sentimos um dos outros. Para a preparação, contamos com a colaboração da oficineira Miralda, que nos ajudou a transformar o ambiente fazendo a decoração na unidade e a confecção de lembranças. Foi uma oportunidade emocionante, na qual pudemos rever os usuários e trocar vivências sobre o atual cenário”, disse.

Reconhecimento
A dona de casa Rosângela Santos é mãe de quatro crianças assistidas pelo SCFV no Cras Santa Maria e todas foram até a unidade para compartilhar momentos de alegria. Para ela, o Cras se tornou essencial na vida de sua família. Além do apoio recebido, Rosângela nota o desenvolvimento dos filhos a partir do estímulo à convivência familiar e comunitária.

“Gostaria de agradecer a existência do Cras Santa Maria em minha comunidade e pela atenção que eu e meus filhos recebemos dos educadores sociais, da coordenadora, de toda a equipe. Na festa de Carnaval, nos divertimos muito como usuários do Cras, foi muito interativa. Depois que começamos a participar dos serviços, meus filhos estão mais obedientes, atenciosos, sociais e aprendem a lidar com outras pessoas. É muito bom fazer parte da Assistência Social. Só tenho a agradecer. Eles não veem a hora de voltar tudo ao normal”, disse.