Prefeitura alerta população sobre doenças propícias do período chuvoso

Saúde
04/03/2022 14h06

Com o intenso volume de chuvas na capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alerta a população para o cuidado com águas contaminadas, de modo a evitar doenças em áreas de alagamentos, enchentes e inundações.

A área técnica da Vigilância Epidemiológica da SMS, Thâmara Barreto, reforça como os aracajuanos devem se prevenir das doenças que podem ocorrer com as chuvas deste período na capital, como a leptospirose, e os acidentes envolvendo animais peçonhentos.

“A primeira atitude é evitar entrar em contato direto com água empoçada e lamas provenientes das chuvas. Para aqueles que trabalham nessas áreas, a regra é sempre utilizar botas e luvas de borracha. Outra regra geral é sempre manter o ambiente limpo, sem entulhos, acondicionando o lixo em sacos plásticos fechados. Caso haja exposição a essa água contaminada e apresentar sintomas como febre, diarréia, dor de cabeça e dor no corpo procurar uma Unidade Básica de Saúde [UBS]”, orienta. 

Leptospirose
A leptospirose é uma doença transmitida através da urina do rato, cuja bactéria, a leptospira, consegue se manter viva na água e na lama das chuvas. O período de incubação da bactéria no organismo humano ocorre após o contato com o agente infeccioso. Geralmente, depois das chuvas, a população limpa suas residências e é justamente nesse momento que ocorre o contato com a água contaminada e, consequentemente, a transmissão da leptospirose. Em 2021, a capital sergipana registrou 6 casos desta doença.

Para combater a leptospirose, o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Aracaju (CCZ/SMS) promove visitas domiciliares para orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar doenças.
 
Além disso, o CCZ realiza o bloqueio de casos de leptospirose. Quando acontece um caso confirmado, a equipe faz um trabalho de prevenção para que não surjam outros, visitando os imóveis próximos ao local da confirmação e promovendo o tratamento dos ambientes por meio da desratização

Animais peçonhentos
Os animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões e cobras, também merecem a atenção da população neste período, pois, com a chegada da chuva, eles podem ficar escondidos em sapatos e peças de roupas. Em 2021, a SMS registrou 683 acidentes por escorpião.
 
Para diminuir esse risco, a Prefeitura faz ações de prevenção em duas frentes, tanto na atuação do CCZ, com ações de desratização e dedetização, e com a coleta de lixo realizada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). No entanto, o apoio da população é fundamental, principalmente com o descarte correto do lixo.