Aracaju já imunizou 90% da população vacinável com ao menos uma dose

Agência Aracaju de Notícias
04/03/2022 20h34

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue trabalhando para vacinar toda a população aracajuana contra a covid-19. Esta semana, devido ao ponto facultativo de Carnaval, os pontos de vacinação estiveram disponíveis à população apenas nesta quinta, 3, e sexta-feira, 4, resultando em um total de 8.845 pessoas imunizadas. 


Com isso, Aracaju atinge 90,14% da população vacinável (acima de cinco anos de idade) com, ao menos, a primeira dose. Com o esquema vacinal completo (segunda dose), já são 79,05% da população aracajuana.

A população reconhece a importância do imunizante e também o trabalho árduo da gestão municipal, como destacou o técnico de informática Rafael Souto ao receber a dose de reforço na Unidade Básica de Saúde (UBS) Fernando Sampaio.

“Ficamos reféns dessa pandemia por muito tempo. Hoje, para ir e voltar para casa, temos que estar imunes, justamente para não levar essa doença para nossos filhos”, frisou ele, destacando também a rapidez do atendimento. “Fui muito bem atendido e sem demora”.

Márcia Maria, de 50 anos, destaca a proteção coletiva que o imunizante proporciona, principalmente para seus familiares. “É muito importante tomar essa vacina, pois precisamos nos prevenir contra o vírus da covid-19. Eu me protejo e protejo também minha família, especialmente meus pais, que são idosos. A proteção é também no meu trabalho, pois sou doméstica e não posso levar risco para as pessoas com quem tenho contato”, afirmou.

“Hoje eu trouxe o meu filho Alberto Miguel porque é muito importante imunizar todos de casa, seja criança ou adulto, todo mundo tem que ser imunizado”, afirma a dona de casa Ana Lúcia que faz um apelo à população. “Eu peço que todos tenham consciência e deixem a ignorância de lado, parem de escutar fake news porque isso não vai valer de nada e a vacina vai imunizar, vai dar mais segurança à vida das pessoas”, explica.

Gislaine Moreira, mãe de Enzo Aragão, conta que o filho ficou o ano passado em casa, sem acesso à rua, para que não corresse o risco de ser contaminado. "Eu não via a hora da vacinação para que agora ele possa ter uma vida normal. Ela está voltando para a escola e eu fico muito mais aliviada", disse.

Documentos e pontos de vacinação
 
Todas as 44 Unidades Básicas de Saúde (UBS) - exceto a Irmã Caridade (Aloque) - da capital estão aplicando a 1°, 2° e 3° dose da vacina contra Covid-19. Além disso, também está disponível a 2° dose de reforço (ou dose adicional) para pessoas imunossuprimidas que tomaram sua dose de reforço há quatro meses.

Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento de identificação com foto e CPF, cartão de vacinação com as doses anteriores registradas, comprovante de residência de Aracaju e, no caso de pessoas com imunodepressão, apresentar relatório médico.

Para que as crianças recebam a segunda dose, os pais ou responsáveis deverão apresentar documento de identificação com foto (do menor e do responsável), comprovante de residência de Aracaju, cartão de vacinação da criança, RG, CPF ou Certidão de Nascimento. Para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos estão sendo utilizados os imunizantes CoronaVac e Pfizer.

As doses da CoronaVac estão sendo aplicadas em todas as 44 UBSs - exceto a Irmã Caridade (Aloque) -, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; no drive-thru no Parque da Sementeira, de segunda a sexta, das 8h às 13h; e no ponto de vacinação dos Shoppings Jardins, Riomar e Aracaju Parque,de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Já as doses da Pfizer pediátrica estão sendo aplicadas nas UBSs Carlos Hardmam (Soledade), José Machado (Santos Dumont), Joaldo Barbosa (Bairro América), Ávila Nabuco (Médici), Geraldo Magela (Orlando Dantas), João Bezerra (Povoado Areia Branca), Anália Pina (B. A. Tamandaré), Manoel de Souza (Sol Nascente), José Calumby (Jardim Centenário) e Augusto César Leite (Conj. Santa Tereza), Roberto Paixão (17 de Março), Elisabeth Pita (Santa Maria), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e no ponto de vacinação do Shopping Jardins, Riomar e Aracaju Parque de segunda a sexta, das 8h às 17h.