Prefeitura retoma aulas na Estação Cidadania-Esporte, no Bugio

Juventude e Esporte
07/03/2022 13h50

Nesta segunda-feira, 7, a Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno, complexo poliesportivo localizado no bairro Bugio, retoma seu calendário de atividades e aulas em diversas modalidades. Conhecida pela diversidade e inclusão, a Estação Cidadania disponibiliza cerca de 11 modalidades olímpicas e paralímpicas para a prática da população. 

Dentre as modalidades ofertadas pela Estação Cidadania estão o atletismo, badminton, funcional, ginástica aeróbica, ginástica rítmica, jiu jitsu, judô, karatê, vôlei, handebol e dança.

“Esse momento de retorno das atividades é importante para toda a comunidade, com as modalidades sendo oferecidas em diversos horários, para todos os públicos e faixas etárias. Todos os professores estão sendo capacitados para que possam cumprir todos os protocolos, já que existe uma movimentação intensa de alunos e, por isso, acreditamos que realmente vai ser um grande sucesso”, afirma o secretário da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen.

Matrículas Abertas
As matrículas que continuaram abertas para algumas modalidades e idades, e devem ser feitas na sede da Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno, onde é possível escolher o melhor dia e horário para realizar seu esporte favorito. 
 
“A expectativa é grande em relação ao retorno das atividades, porque é algo que toda a comunidade está esperando há muito tempo e nós professores estamos ansiosos para podermos passar um pouco do nosso conhecimento. Além de fazer com que eles pratiquem atividades físicas e esportivas que, inclusive, segundo alguns estudos, podem auxiliar em uma rotina saudável nesta pandemia”, declara Jersonilton Rodrigues, diretor do departamento de esporte e lazer da Sejesp.

Estímulo à prática esportiva 
Todas as modalidades têm sua importância em exercitar determinada parte do corpo e combater o sedentarismo. Entretanto, cada uma tem uma característica peculiar que chama a atenção de quem a escolhe, seja na destreza com a raquete de badminton ou com a bola no vôlei. 
 
Para os professores que atuam na Estação Cidadania, a prática das modalidades servem, acima de tudo, para movimentar a rotina.
 
"É uma forma de fazer com que as crianças saiam da ociosidade de ficar somente em casa, se exercitem e tenham uma válvula de escape saudável diante da atual realidade”, afirma o professor de futsal da Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno, Jorge Menezes.

Dentre os esportes oferecidos, o atletismo é o que engloba uma série de modalidades, como as corridas, os saltos e os arremessos. Suas provas podem ser disputadas nas ruas, campos, pistas, como as do Estação Cidadania ou estádios, individualmente ou por revezamento. 

Já algumas categorias necessitam ser executadas dentro das quadras, como o badminton, um esporte praticado entre dois ou quatro jogadores que, apesar da similaridade com o tênis pelo uso de raquetes e a quadra ser dividida por uma rede, ao invés de uma bola é usada uma peteca, também denominada de volante ou birdie. 
 
Dentro das quadras pratica-se o vôlei e o handebol, com diferentes estilos mas características em comum, como a bola e seu controle nas mãos. Porém, a forma de pontuar diverge: no vôlei o ponto é se cair no chão do lado adversário da quadra que é dividida por uma rede e no handebol se atingir o gol do time adversário.

Com uma área dedicada às lutas marciais, a Estação disponibiliza três opções: se prezar por uma luta de combate, há o karatê; se preferir aprender defesa pessoal, pode-se optar pelo jiu-jitsu; e para quem quiser uma luta mais completa, o judô é a melhor opção.

As ginásticas, aeróbica, rítmica e a própria dança são ótimas maneiras de trabalhar o corpo. A ginástica aeróbica é recomendada para uma melhor oxigenação das células musculares, enquanto a rítmica exige mais coordenação e flexibilidade e a dança é o ponto comum entre elas, com o objetivo de seguir a música e se exercitar.
 
Além disso, é possível praticar o treinamento funcional, ideal para quem quer adquirir condicionamento físico para exercer as atividades diárias com mais disposição.

Disponibilidade de modalidade
Algumas modalidades já estão com turmas completamente preenchidas, outras, no entanto, ainda disponibilizam vagas. Confira abaixo:
Funcional - Indisponível 
Ginástica Aeróbica - Indisponível 
Dança - Indisponível 
Futsal (Manhã) - 7/9 anos: 10 vagas // 10/14 anos - Indisponível //  15/17 anos - 13 vagas 
Futsal (Tarde) 7/11 anos - Indisponível // 12/17 anos - 1 vaga 
Ginástica Rítmica (Manhã) - 18 vagas 
Ginástica Rítmica (Tarde) - 7 vagas 
Atletismo Manhã - 34 Vagas
Atletismo (Estado) - (Manhã) - 28 vagas - (Tarde) - 22 vagas 
Muay Thai (Tarde )7/12 anos - 14 vagas 
Jiu Jitsu (Tarde) 7/12 anos - 15 vagas 
Handebol (Tarde) - 32 vagas 
Badminton (Estado) - (Manhã iniciação) - 26 vagas // (Manhã treinamento) - 13 vagas // (Tarde iniciação) - 28 vagas // (Tarde treinamento) - 13 vagas 
Para Badminton (Estado) - (Manhã Iniciação) - 28 vagas // (Tarde Treinamento) - 15 vagas