Prefeitura recebe equipamentos para balizamento náutico na foz do Vaza-Barriz

Serviços Urbanos
07/03/2022 17h00

A Prefeitura de Aracaju avança no processo que resultará na instalação de sinalização náutica especial, de uso restrito, na área de preservação ambiental da foz do Rio Vaza-Barris. Nesta segunda-feira, 7, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) recebeu os flutuadores e as boias adquiridos para demarcar áreas exclusivas e protegidas visando a segurança de banhistas e embarcações em pontos turísticos da capital, monitorados pelo Município.

A chegada desses dispositivos integra o procedimento de balizamento náutico realizado pela Prefeitura e contemplará a Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, no bairro do Mosqueiro, Praia do Viral e Croa do Goré.

“Foi uma demanda levantada pela Marinha do Brasil, nesses locais, prevendo a necessidade de separar a área de banhistas da área de passagem das embarcações. Por esta razão, esse trabalho é de extrema importância, e se não ocorresse poderia haver a interdição desses pontos turísticos por conta do risco de acidentes náuticos”, explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Ainda de acordo o presidente, a próxima etapa será a instalação destes dispositivos nas três localidades. “A partir daí, haverá um local adequado para banho e deslocamento das embarcações, garantindo, assim, a segurança dos visitantes que vão a passeio, bem como dos condutores das embarcações”, ressalta.

Além das boias e flutuadores, também serão instaladas durante o balizamento náutico placas de sinalização e advertência, com informações sobre área de banhista, ancoragem, proibição de navegação e áreas de embarque e desembarque. "Tudo isso visa a preservação da vida e a manutenção de um turismo seguro”, destaca Luiz Roberto.