Dia da Mulher: Emurb homenageia servidoras com programação especial

Obras e Urbanização
08/03/2022 14h54

Na manhã desta quinta-feira , 8, a rotina da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) foi um pouco diferente. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste dia 8 de março, o setor de Serviço Social realizou um evento especial em homenagem às servidoras do órgão.

A programação contou com apresentação do Coral da Emurb, e houve declamação de poemas por colaboradoras da empresa, presenteadas com um kit especial. Os textos, de escritoras célebres da literatura brasileira, como Cora Coralina, Clarice Lispector e Lélia Gonzalez, foram selecionados pelo secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.

“É uma profusão de mulheres que sabem tocar na alma de outras mulheres. Uma das maiores homenagens que podem ser feitas no Dia da Mulher é ver como a mulher consegue se expressar de maneira bonita”, ressalta o gestor.

Em parceria com uma marca de produtos de beleza, a celebração ainda disponibilizou às servidoras um espaço de promoção do autocuidado e embelezamento.

Martha Figueiredo, assistente social da Emurb, destaca que o evento foi uma forma de “reconhecer a contribuição que essas mulheres dão à Emurb e à Seminfra''. Para ela, além de uma homenagem importante, a comemoração ainda traz estímulo às colaboradoras no ambiente de trabalho. 

“Eu acho que faz com que as pessoas se sintam reconhecidas, valorizadas. É um momento de sociabilidade, algo que se tornou muito raro nos últimos dois anos”, conta Figueiredo. A assistente social também disse que a celebração marca um recomeço.
 
"O evento não ocorria com a presença ampla dos funcionários desde o início da pandemia de covid-19. Antes, talvez um evento como esse fosse só mais um. Mas hoje, é o evento, porque é um divisor de águas na esperança, no fortalecimento dos laços, na sociabilidade”, explica.

A servidora Jéssica de Sá Santos aprovou o evento, e afirmou que o Dia Internacional das Mulheres "nos representa muito". "Representa a nossa independência como mulher, a nossa força, coragem e determinação”. 

Ela ressaltou a importância do momento de leitura de poemas escritos por autoras mulheres. “Foram muito bons os poemas, porque falam bastante de nós, mulheres, de como somos empoderadas”, disse, destacando ainda que as mulheres precisam ser reconhecidas todos os dias.