Saúde de Aracaju promove ações pelo Dia Internacional da Mulher

Saúde
08/03/2022 15h00

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, nesta terça-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, uma série de atividades alusivas à data para as servidores da pasta e usuárias dos serviços municipais de saúde. Na sede da SMS, as servidores participaram de dinâmica com profissionais da Academia da Cidade, e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contaram com ações especiais em homenagem às mulheres.

A usuária Edlin Rocha participou de uma de orientação e conscientização, na UBS Oswaldo de Souza, e reconheceu a importância das informações recebidas. “Sinto e vejo a preocupação da equipe da UBS em promover ações nessas datas alusivas, mas não apenas como forma de celebrar, mas principalmente, promover educação e saúde na comunidade, no trabalho paralelo que já faz parte da rotina na UBS”, elogiou.

Saúda da mulher
Considerando as recomendações constantes na política nacional de saúde da mulher, a SMS atua a partir de quatro principais frentes de trabalho: o pré-natal, a prevenção do câncer de mama, prevenção do câncer de colo do útero, planejamento reprodutivo e enfrentamento da violência contra a mulher.

De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, no âmbito do planejamento reprodutivo, a rede municipal oferta testes para diagnóstico de gravidez nas UBSs. Em cerca de 20 minutos, a mulher tem o resultado do teste e, a depender dele, já poderá iniciar o pré-natal da forma mais precoce possível.
 
"Nas unidades, temos as equipes de saúde da família, com médico, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, toda uma equipe organizada, capacitada, para atender a essas mulheres. Porque quando fazemos o pré-natal, estamos cuidando da mulher, daquela criança que vai chegar e também da parceria”, explica a gestora.
 
Nas UBSs também são ofertadas consultas e exames laboratoriais, além da ultrassonografia obstétrica. Com relação à prevenção do câncer do colo do útero, que é o segundo que mais acomete as mulheres. 
 
“Já com relação ao câncer de mama, que causa muito medo nas mulheres por mexer com a imagem corporal e, consequentemente, com a feminilidade, conforme a recomendação do próprio Ministério a rede municipal oferta, para mulheres de 50 a 69 anos, a mamografia de rastreamento, que é quando a mulher não está sentindo nada, mas está em uma faixa etária de muito risco”, explica Waneska.

Atendimento especializado
Entre os diversos serviços ofertados no prédio do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), localizado no bairro Siqueira Campos, também estão disponíveis serviços especializados na saúde da mulher, no Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (CAASM). Por se tratar de um serviço especializado, não é porta aberta, recebe pacientes encaminhadas das unidades básicas de referência.

No CAASM, recebem atendimento: gestantes de alto risco, com garantia de agendamento de outras especialidades médicas se necessário, assim como de exames laboratoriais e de imagem no Cemar ou serviços contratados; mulheres encaminhadas para consulta com mastologista e diagnóstico do câncer de mama por meio da oferta de biópsias, citologias e exames de imagem; e usuárias que desejam inserir o Dispositivo Intrauterino (DIU).
 
Também são ofertadas consultas ginecológicas, para diagnóstico do câncer de colo do útero, e os procedimentos de biópsias, Cirurgia de Alta Frequência (CAF), citologias e exames de imagem.

Sábado Saudável
Em alusão ao mês da mulher, a SMS abrirá oito Unidades Básicas de Saúde nos próximos sábados, dias 12 e 19, ofertando atividades de educação em saúde com temas voltados às mulheres, além de exames citopatológicos, exame clínico das mamas e solicitação de mamografia.
 
“Em cada sábado serão ofertados 80 exames citopatológicos (lâmina), para mulheres de 25 a 64 anos, e 40 agendamentos de mamografias para mulheres de 50 a 59 anos. A realização do exame citopatológico (lâmina) é destinado às mulheres de 25 a 64 anos de idade, e para fazê-lo é necessário evitar relação sexual nas últimas 48 horas, duchas e o uso de medicamentos vaginais. Já para mamografia, ofertada para as mulheres de 50 a 69 anos, a oferta se dá conforme recomendação do Ministério da Saúde para as usuárias residentes em Aracaju”, enfatiza a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos.