Prefeitura inicia aplicação da prova diagnóstica para alunos da rede municipal

Educação
10/03/2022 16h55

A Prefeitura de Aracaju iniciou nesta quinta-feira, 10, a aplicação da avaliação diagnóstica da rede municipal de ensino. Ao todo, 18.182 estudantes do Ensino Fundamental responderão questões de Matemática e de Língua Portuguesa. Com isso, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) objetiva avaliar os níveis de aprendizagem desses alunos.

A avaliação diagnóstica será aplicada até o dia 15 de março em todas as 44 unidades que ofertam Ensino Fundamental. As provas serão realizadas por alunos do 2º ao 9º ano, totalizando mais de 36 mil avaliações, entre os dois componentes curriculares, como explica a secretária municipal da Educação, Cecília Leite.

"A prova diagnóstica de entrada será um instrumento para verificação do nível de aprendizagem dos nossos alunos. Com ela, teremos mais clareza sobre quais os pontos de aprendizagem que serão necessários recompor no ano letivo de 2022. A Semed e seus técnicos, além das equipes gestoras das escolas, saberão exatamente como planejar o ano letivo, quais os conteúdos educacionais e estratégias pedagógicas serão necessárias para recompor a aprendizagem", afirma a gestora.

Com os resultados obtidos através da avaliação, destaca  o diretor de Educação Básica da Semed, professor Ricardo Nascimento, as escolas baseiam seus planejamentos pedagógicos direcionados às principais dificuldades apresentadas pelos estudantes. O resultado dá subsídios para que os professores compreendam em que nível de aprendizagem o aluno está em relação ao ano em que cursando, considerando, além de Português e Matemática, a fluência de leitura.

"O objetivo desta avaliação é que tenhamos condições de diagnosticar esse momento de chegada. Estamos fazendo na primeira semana de aula para sabermos justamente como esse aluno está chegando, sem a interferência da escola. Teremos um diagnóstico dos efeitos que a pandemia causou na aprendizagem, principalmente para os alunos que hoje estão entrando no 2º, 3º e 4º ano, que são aqueles que a pandemia afetou diretamente o processo de alfabetização, que precisou ser remoto ou híbrido", pontua.

De acordo com o coordenador de Ensino Fundamental da Semed, Evilson Nunes, esta é a primeira avaliação do ano e mais duas ocorrerão até o final do ano letivo, com objetivos diferentes.

"Esta é a avaliação de entrada. No final do primeiro semestre, teremos uma avaliação de percurso, que vai analisar o andamento dos processos desenvolvidos a partir da avaliação de entrada, para que a gente possa fazer correções de erros e aprofundar o trabalho para áreas que apresentam maiores dificuldades. E ainda teremos a avaliação de saída, ao final do ano letivo, para que a gente consiga mensurar o desempenho da aprendizagem dos alunos no decorrer deste ano", ressalta.