Cras Enedina Bonfim homenageia usuárias e profissionais mulheres

Família e Assistência Social
10/03/2022 17h30
Início > Notícias > Cras Enedina Bonfim homenageia usuárias e profissionais mulheres

Na tarde de quinta-feira, 10, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou uma oficina sobre empoderamento feminino com usuárias e profissionais mulheres do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Enedina Bomfim, no bairro América. O evento foi promovido em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Assistidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), as mulheres participaram de debates sobre empoderamento feminino e sua representatividade dentro da sociedade, prestigiaram uma apresentação de dança e foram homenageadas com a entrega de brindes e certificados de reconhecimento.

Autoestima, confiança e igualdade de direitos foram alguns dos temas abordados durante a atividade, a qual contou com a colaboração da Patrulha Maria da Penha (PMP), da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), e da Coordenadoria de Políticas para Mulheres da Assistência Social do município.

A coordenadora do Cras Enedina Bomfim, Elisabete Ribeiro, explica a importância da oficina para homenagear as usuárias e profissionais do equipamento, que representam todas as mulheres que sonham em alcançar seus objetivos pessoais.

“Esta atividade, além das homenagens às profissionais femininas, ressalta os caminhos de dificuldades que várias delas percorreram para chegar aonde estão. São verdadeiras guerreiras, principalmente, após dois anos pandêmicos muito difíceis. É muito importante homenagear as profissionais que representam, além de um gênero, uma causa, que está cada vez mais mostrando seu verdadeiro valor”, pontua a coordenadora.

Gratidão pelo reconhecimento

Ex-usária dos serviços do Cras, a advogada Mayra Dandara participou da programação e contou que esta unidade socioassistencial lhe proporcionou, durante a sua infância, o suporte necessário para seu desenvolvimento pessoal e social.

“Entrei no Cras Enedina Bomfim com 12 anos e fiquei até os 18. Aprendi muito com todas aqui. Moldaram quem eu sou hoje. Acho extremamente importante essa oficina e as homenagens realizadas para todas as mulheres que batalharam muito para chegarem onde estão, ressaltando a visibilidade a todas que alcançaram seus objetivos e servindo de inspiração para as que estão no caminho certo”, disse.

Segundo a professora e ex-funcionária do Cras, Ana Nascimento, o evento contribui para a elevação da autoestima das mulheres assistidas e das profissionais que atuam na unidade. “Acho extremamente importante esta celebração e as atividades sobre o empoderamento feminino, isso nos ajuda bastante em vários sentidos e serve de exemplo para todas nós”, opinou.