Fundat promove programação especial para homenagear servidoras

Formação para o Trabalho
11/03/2022 12h10

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) realizou, nesta na manhã desta sexta-feira, 11, promoveu uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março.
 
A ação contou com uma palestra sobre violência psicológica contra a mulher, a qual foi ministrada pela advogada Luiza Brito, que abordou diversos aspectos que englobam a temática, principalmente no ambiente de trabalho.

A programação, que contou com um café da manhã oferecido aos servidores, objetivou oferecer informações a respeito dos tipos de violências cometidos contra a mulher, direitos, desigualdade de gênero e questões sobre o machismo e a misoginia. 

Durante a palestra, a advogada Luiza Brito abordou tópicos importantes para serem discutidos com os servidores. O objetivo foi que os homens também participassem da ação, pois são assuntos necessários a ambos os gêneros. Além dos temas abordados, a palestrante fez dinâmica com os profissionais da Fundat para descontrair e ilustrar situações vividas pelas especialmente pelas mulheres no decorrer da vida. 

“Estamos promovendo palestras como essa para levar o conhecimento, pois a informação é o poder. É através disso que começamos a mudar o dia a dia no trabalho. A importância dessa temática traz reflexão para os profissionais que atendem o nosso público. A gente trabalha de dentro para fora e aos poucos fazemos as mudanças no mundo que acreditamos”, explica a presidente da Fundat, Edivaneide Lima.

Segundo a palestrante, é importante "desigualar para igualar" porque a política afirmativa reduz os ciclos de violência. Em 2021, destacou Luiza, entrou em vigor a lei que criminaliza a violência psicológica, o que representa uma grande conquista.

Mulher nos espaços de trabalho
A emancipação da mulher no trabalho foi algo conquistado com muita luta pelas próprias mulheres, e elas compõem, atualmente, cerca de 70% do quadro de servidores da Fundar. Diante disso, a gestão da pasta entende como necessário abordar temáticas que possam provocar uma reflexão tanto nos homens como também nas mulheres. 

Para a advogada Luzia Brito, a proposta da palestra foi uma iniciativa acertada da Fundat. “São ações como essa que começam a mudar os pensamentos das pessoas. A Fundação atuar de dentro para fora é fundamental, principalmente porque atende um público feminino. Uma das atuações do trabalho que o órgão exerce é qualificar para empregar e proporcionar isso para esse público é engrandecedor para elas.

A servidora Roberta Lima acredita que iniciativas como essa são fundamentais para o enriquecimento profissional entre os outros colegas. “É muito importante que a Fundat traga palestras com temáticas necessárias, pois é preciso passar informações para mudar o pensamento dos servidores”, disse.

Para Rosana Adrião, as palestras e vivências entre os colaboradores proporcionam resultados positivos no ambiente de trabalho. “Para ser mulher a gente precisa ter uma atitude diferenciada para conquistarmos mais espaço. Parabéns à Fundat por trazer mais e mais colaboradores para uma causa tão poderosa”, salienta.