Moradores do Japãozinho comemoram nova avenida e infraestrutura do bairro

Agência Aracaju de Notícias
13/03/2022 08h00

Os moradores do bairro Japãozinho, localizado na zona Norte, estão em festa. Isso porque a Prefeitura de Aracaju entregou à comunidade uma das maiores obras de infraestrutura básica  da gestão municipal.

Ao todo, a administração municipal investiu R$18,6 milhões na construção de uma nova avenida, batizada com o nome de Antônio Barbosa, além da implantação de uma complexa rede de drenagem e esgotamento, associada à pavimentação e recuperação de 27 ruas, construção de estação elevatória, a construção de duas bacias de contenção de 4.000 m² para receber  escoar as águas pluviais e uma escadaria.

Daniel Bispo dos Santos mora no Japãozinho há 30 anos e está radiante com os benefícios que a obra levou para a comunidade. “Mudou muito, comparado ao que era antes e nós estamos vendo a diferença que é hoje. Nós sofríamos muito com poeira, insetos, mas hoje damos graças a Deus agora a realidade é diferente”, enalteceu.

Com péssimas lembranças de como era a região, hoje, Domingos José Caetano, morador do bairro, irradia um sorriso no rosto ao ver a obra finalizada. “Aqui, antigamente, era ruim, pois praticamente só existia mato e lama. Passaram muitos anos para chegar a essa maravilha que está aqui hoje. Está uma beleza de Deus e agora tudo vai melhorar mais ainda”, disse.

Ao lembrar as inundações corriqueiras do bairro, Pâmela Laiane observa agora uma mudança histórica diante dos olhos. “A gente sofria bastante, era muita água, eram todas as casas com batente alto para não entrar lama nem nada. Não podia ter carro lavado, porque já tinha que lavar de novo. Demorou, mas chegou. Está sendo muito satisfatório viver isso. É uma obra bem feita, com iluminação nova e tudo. Antigamente minha casa parecia uma maré, porque o esgoto todo entrava, agora já teve chuva forte aqui, recentemente, e não alagou nada, está uma maravilha”, reconheceu.

Opinião semelhante tem dona Maria Denilde. “Desde que eu vim morar aqui, já peguei as ruas com muita água, muita inundação, o povo perdia tudo e hoje estamos numa felicidade só. Tudo asfaltado, rede de esgoto. Estou muito feliz, mudou muito a nossa vida”, elogiou.

Obra complexa de engenharia
De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, esta obra" tem uma complexidade de engenharia muito grande", pois o local "alagava frequentemente".

"O Japãozinho sempre foi conhecido como uma área que sempre tinha alagamento, porque essa região é íngreme e depois pega uma parte de baixada. Essa obra não foi só a questão de esgotamento sanitário, drenagem e asfaltamento, foi uma grande obra de engenharia para a gente fazer uma contenção de água de chuvas. Fizemos um canal e dois grandes piscinões para segurar a água na época de chuvas e retificamos todo o canal da rua do arame. Foi uma obra que teve uma grande complexidade de engenharia, mas é uma solução definitiva que leva não só dignidade, mas melhora a condição de vida das pessoas”, explica.

Ferrari lembra ainda que a gestão municipal também construiu passeios em concreto, as escadarias da parte alta do bairro, assegurou equipamentos de acessibilidade na região para melhor mobilidade de pessoas com deficiência, além da construção de uma nova avenida, que liga a Santa Terezinha, no bairro Cidade Nova, à avenida General Euclides Figueiredo. Com esta obra, a região também está com o parque de iluminação pública modernizado, com implantação de lâmpadas de LED.