Prefeitura avança na construção do Plano Municipal da Primeira Infância

Educação
14/03/2022 14h30

De acordo com o Marco Legal da Primeira Infância, este é o período da vida que compreende desde a gestação até os seis anos de idade. Em Aracaju, a Prefeitura está trabalhando na construção do Plano Municipal da Primeira Infância, com o objetivo de tornar a cidade mais acessível para todas as crianças.

O trabalho para a construção do Plano foi iniciado a cerca de um ano, em encontros remotos. Durante esta segunda-feira, 14, e terça-feira, 15, o Município realiza o primeiro encontro presencial, em um hotel no bairro Atalaia, reunindo representantes de diversas secretarias municipais e entidades públicas.

Para a vice-prefeita Katarina Feitoza, que esteve presente na abertura da oficina, o evento é um passo fundamental na discussão do Plano, que permite planejar o presente com foco no futuro. “É isso que estamos fazendo a partir de hoje, com as oficinas presenciais do Plano Municipal da Primeira Infância. Focar nessa primeira fase da vida de nossas crianças é pensar no futuro delas, mas transformando o presente, priorizando a educação, a saúde, a segurança delas, de suas famílias e de toda a comunidade”, ressalta Katarina.

A construção do Plano reúne diversas secretarias municipais, sob coordenação das Secretarias da Educação (Semed) e de Governo (Segov). "Este é um momento de articulação intersetorial, envolvendo principalmente as secretarias da área de desenvolvimento social e humano, para que o município de Aracaju apresente a sua proposta e consolide suas ações para a primeira infância", destaca a secretária da Educação, Cecília Leite. 

Vilma Mendes, técnica da Semed e articuladora do projeto, explica que esta é mais uma etapa de construção que reúne, por decreto, representantes de 13 secretarias municipais, formando um grupo de trabalho intersetorial.  

"O primeiro passo foi descobrir e aceitar que a primeira infância é pauta para todas as secretarias. Neste primeiro ano, tivemos a oportunidade de elaborar um diagnóstico da realidade da primeira infância em Aracaju, através da coleta de dados, ouvindo as crianças sobre como é a cidade que ela quer. Este é o aspecto democrático da nossa proposta, construir o Plano com base na real necessidade da criança", pontua Vilma.