Assistência Social Presente: Prefeitura inicia atendimentos no bairro Santa Maria

Assistência Social e Cidadania
15/03/2022 15h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, iniciou nesta terça-feira, 15, o programa “Assistência Social Presente” com a oferta de serviços socioassistenciais em um escritório móvel dentro de um ônibus estacionado no conjunto Padre Pedro, no bairro Santa Maria. A ação se estenderá até esta quarta-feira, 16, das 8h até às 16h, no mesmo local: rua “A1” - à direita da agência do Banese.

A partir deste programa, explica a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana, os equipamentos das Proteções Sociais Básica e Especial e os cadastradores da Habitação e de Transferência de Renda do Município ofertam atendimentos e atualizam dados cadastrais de famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) na capital sergipana.

“Nosso foco é atender pessoas que estão com seus cadastros desatualizados, o que implica na viabilização de um benefício social. É um momento no qual damos início ao trabalho de campo, na busca ativa dessas famílias em situação de vulnerabilidade social, levando os serviços da política de assistência social para mais perto da população. Percorremos cerca de dez bairros com maior  incidência de extrema pobreza fazendo as atualizações cadastrais. Agradeço ao apoio das outras pastas envolvidas, de empresas e do Ministério Público de Sergipe, que se mobilizaram para garantirmos os direitos desses usuários”, destacou Simone.

O objetivo do “Assistência Social Presente” é promover a cidadania, garantir direitos e impactar de forma positiva na redução da extrema pobreza. Recém-inaugurado, o escritório móvel também será utilizado para ações e trabalhos técnicos sociais realizados pelo Município em convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além disso, facilitará o acesso ao CadÚnico, para que as famílias mantenham seus cadastros atualizados e garantam acesso a benefícios socioassistenciais.

Para a diretora das Proteções Sociais Básica e Especial da Assistência Social de Aracaju, Roberta Salgado, o programa é uma descentralização dos serviços da política de assistência social.

“A presença dos Cras [Centros de Referência da Assistência Social] e dos Creas [Centros de Referência Especializada da Assistência Social], especialmente da Média Complexidade, vem para solidificar essa intervenção junto às comunidades, trazendo os serviços dos equipamentos que estão em cada bairro para mais próximo do usuário. Ressalto a parceria com a Patrulha Maria da Penha, em especial, neste mês no qual comemoramos o Dia Internacional da Mulher, que se somou levando informações de toda a rede de proteção à mulher vítima de violência”, explicou.

Para que as famílias acessassem os serviços, foram feitas divulgações nos canais oficiais da Prefeitura de Aracaju, veiculação de convite em carro de som pelas ruas e busca ativa a partir de ligações telefônicas feitas pela equipe de Políticas de Transferência de Renda do Município, como explica a coordenadora Yolanda Oliveira.

“Identificamos em nossa base de dados cerca de 2.150 famílias do bairro Santa Maria que estão com seus cadastros desatualizados desde o ano de 2017. Utilizamos a estratégia de fazer ligações para que viessem fazer as atualizações, pois sabemos que muitas deixam de receber benefícios. Quando chegamos a esses locais, nos deparamos com diversas situações, podendo até mesmo inserir novas famílias”, detalhou.

Atendimentos
O sapateiro Mário Santana buscou atendimento no escritório móvel depois de ouvir o convite para participar da ação veiculado pelo carro de som. “Vim atualizar meu Cadastro Único e consegui. Agradeço a todos da equipe que fizeram um bom trabalho. É uma excelente ação porque a comunidade se aproxima mais da Prefeitura”, disse.

A técnica de farmácia Juciara dos Santos aproveitou a oportunidade para atualizar o seu cadastro inserindo seu atual endereço, já que possui isenção no pagamento de taxas em concursos públicos. “Ouvi no carro de som que teria a ação e vim fazer a transferência do endereço do meu CadÚnico. Saí do domicílio em que eu morava e vim morar aqui no Santa Maria há oito meses. Fui muito bem atendida, foi rápido e consegui a transferência para fazer meu novo cadastro”, contou.

Apoio

Envolvida no programa, a Patrulha Maria da Penha (PMP), braço da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), sensibilizou moradores sobre a violência contra a mulher com a entrega de kits para proteção individual, como máscara e álcool gel.

Para a coordenadora da PMP do Município, Vileanne Brito, a ação possibilita o trabalho de prevenção da violência. Durante a ação, a equipe da Patrulha distribuiu à comunidade  marcadores de página com o índice de “violentômetro”, que mostra o ciclo de violência contra a mulher, desde os primeiros sinais ao nível mais grave.

“Para nós, a participação é importante porque integra as instituições da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, e temos oportunidade de fazer esse trabalho de sensibilização e conscientização com as mulheres que são vítimas ou não de violência doméstica. Estamos fazendo conversas individuais com cada um mostrando como é importante ter o conhecimento sobre as formas como a violência se apresenta, para que consigam reconhecer o ato”, explica Vialine.

Além da Guarda Municipal de Aracaju, o “Assistência Social Presente” conta com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) e da Energisa.