Prefeitura reverte decisão judicial e retoma visitas domiciliares de combate ao Aedes

Saúde
18/03/2022 13h53

A partir desta sexta-feira, 18, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) retomam as visitas intradomiciliares nos bairros da capital, no trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti.
 
Desde abril do ano passado, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vinha cumprindo a determinação do Tribunal de Justiça do Estado, decorrente de uma Ação Civil Pública movida pelo sindicato dos agentes, o Sacema, que limitava as visitas domiciliares, e com isso, o trabalho das equipes estava restrito ao fumacê costal, fiscalização de espaços públicos e orientações de porta em porta.

Com essa liberação, o Município volta a realizar um trabalho fundamental para o combate ao mosquito, a exemplo dos mutirões e o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que mapeia a incidência do mosquito nos bairros e orienta ações de combate.

“Já estamos com os nossos agentes nas ruas, entrando nas casas, e por isso reforçamos o pedido a toda população que facilite esse acesso às residências, e que a pessoa responsável pelo imóvel acompanhe a visita e receba as orientações dos agentes, que mostram o que precisa ser feito para evitar que o mosquito se aproxime”, afirmou o coordenador. 

Programação
Para a próxima semana, além das visitas domiciliares, que irão acontecer em todos os bairros da capital, a aplicação do fumacê costal será feita de segunda a sexta-feira. No dia 21 (segunda-feira), os agentes estarão no bairro Santa Maria e no dia 22 (terça-feira) é a vez do bairro Coroa do Meio.

Na quarta-feira, 23, a aplicação do fumacê costal será feita no bairro 17 de Março; na quinta, 24, os agentes atuarão no São Conrado; e encerrando a semana, no dia 25 (sexta), o bairro contemplado será o Farolândia.