Prefeitura garante assistência especializada às pessoas com síndrome de Down

Saúde
21/03/2022 15h30

Inserido no calendário brasileiro pela Lei 377/2011, o Dia Nacional da Síndrome de Down visa valorizar a pessoa portadora dessa síndrome na sociedade. Na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, acolhe e assiste as pessoas com essa alteração genética nos centros especializados em reabilitação: CER II Siqueira Campos, CER II Ciras e CER II Apae.

De acordo com o gerente do CER II Siqueira Campos, Jefferson Lucas Marques, os usuários com síndrome de Down são acompanhados por equipe multiprofissional e todo o trabalho realizado contempla não apenas quem é atendido, mas também sua família. Pelo CER II Siqueira Campos são acompanhadas 20 pessoas com síndrome de Down.

“Não há uma idade mínima para acolher as pessoas com a síndrome e, portanto, podemos começar a atender desde bebês, o que é muito importante na evolução do desenvolvimento. Quanto mais precoce for a estimulação, melhor será seu desenvolvimento em atividades de rotina ao longo da vida, sua independência e inserção na sociedade”, explica. 

Nos Centros Especializados em Reabilitação geridos pelo município, os usuários são assistidos por uma equipe multiprofissional composta por: médico, enfermeiro, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. Para acesso ao serviço, é necessário que o usuário tenha encaminhamento médico, seja pelo atendimento inicial realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou pelo atendimento hospitalar.

Vacinação
Em abril do ano passado, a Prefeitura de Aracaju realizou a imunização contra a covid-19 das pessoas com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA), com ponto de vacinação exclusivo no Parque dos Cajueiros, e também nas instituições que acolhem essas pessoas; 489 pessoas foram imunizadas.

Centros de Reabilitação
Os Centros Especializados em Reabilitação prestam atendimentos de reabilitação de deficiência física, intelectual e de transtorno do espectro autista. Nos centros, são atendidos pacientes de Aracaju e também do interior do estado, conforme sistema de regulação da SMS, para triagem e acompanhamento. Os CER II Ciras e Apae são conveniados com o Município para prestarem assistência à população. 

Síndrome de Down
A Síndrome de Down é uma alteração genética gerada pela trissomia (três cópias) do cromossomo 21 em todas as células do organismo. Desta forma, pessoas com a síndrome têm 47 cromossomos em suas células ao invés de 46, como a maioria da população. 

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, estima-se que em 1 a cada 700 nascidos vivos, no Brasil, ocorra a trissomia 21, o que resulta em uma média de 270 mil pessoas com síndrome de Down.