Com a entrega da reforma do prédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD Primavera, gerido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o atendimento aos usuários nesta unidade, que funciona, atualmente, na avenida Beira Mar, 2118, bairro Farolândia, será reformulado. A partir desta terça-feira, 22, serviços como consulta individualizada e farmácia terão o funcionamento modificado devido ao processo de mudança para o novo prédio.
Desta forma, entre os dias 22 e 31 deste mês, serão mantidas as ofertas de acolhimento inicial, acolhimento noturno e atividades coletivas no território. De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Chenya Coutinho, durante essa etapa de transferência para o novo espaço os usuários serão orientados sobre os atendimentos e o acolhimento.
“Os usuários não ficarão desassistidos, apenas iremos reorganizar a dinâmica no atendimento, utilizando mais o território para realização das atividades coletivas, mantendo o acolhimento dos usuários e orientando sobre o funcionamento dos serviços. Até a mudança completa para a nova unidade, os usuários vinculados a esse CAPS permanecerão sendo atendidos no endereço atual”, orientou.
Sobre o acesso aos medicamentos, a coordenadora destaca que, nesse período, os usuários terão acesso às farmácias de referência nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para medicamentos de uso controlado. São elas: UBSs Geraldo Magela (Orlando Dantas), Dona Sinhazinha (Grageru), Augusto César Leite (Aeroporto), Dr. José Calumby (Jardim Centenário), Anália Pina (Almirante Tamandaré), Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas), Marx de Carvalho (Ponto Novo) e Francisco Fonseca (18 do Forte).
Entrega da reforma
A obra de reforma do prédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD Primavera, que será entregue nesta quarta-feira, 23, é um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), e está inserida na programação festiva da Prefeitura de Aracaju, que celebra os 167 anos da capital.
O Caps AD Primavera atende adultos, e o Caps AD Vida crianças, adolescentes e jovens de até 29 anos, e são destinados às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas. Ambos são do tipo III e funcionam 24 horas, dispondo de leitos de acolhimento noturno.