Usuários do transporte público aprovam estrutura do novo Terminal do Mercado

Agência Aracaju de Notícias
21/03/2022 15h30

Inaugurado na semana passada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, o Terminal de Integração Manoel Aguiar Menezes, localizado na região dos mercados centrais, no Bairro Industrial, proporciona mais conforto e segurança para os usuários do sistema de transporte público de Aracaju. Além disso, o novo terminal dispõe de um espaço reservado para que permissionários possam comercializar produtos e assim movimentar a economia local.

O Terminal Manoel Aguiar Menezes entrou em funcionamento no dia 17 de março, data do aniversário de 167 anos de fundação da cidade, dois dias depois da inauguração, e já recebeu a aprovação da população. “Achei [a obra] excelente, ficou bem ampliado e tem uma boa estrutura”, elogiou Erinalda Moura.

Kilma Cristina, que utiliza a plataforma diariamente através do sistema de transporte público, elogiou a obra e ainda parabenizou o prefeito Edvaldo Nogueira por ter cumprido sua promessa. “Esperamos por muito tempo, mas graças a Deus saiu. O prefeito está de parabéns”.

A comerciante Edjane Maria dos Santos, que comercializava produtos na antiga integração do terminal, afirmou que o Novo Terminal de Integração Manoel Aguiar Menezes vai melhorar a qualidade de vida. “Antigamente não tinha onde guardar as nossas coisas, agora nós temos. Não vou carregar mais peso, então vai melhorar minha qualidade de vida e garantir meu sustento”.

Marcelo Costa, um dos contemplados para comercializar em um dos 24 boxes do novo Terminal, está com grandes expectativas para seu negócio nesse espaço mais amplo e que acomoda um maior número de pessoas. “O fluxo de pessoas vai ser maior, vai ter várias outras linhas de ônibus, então vai ser excelente, com mais conforto, segurança e também mais vendas”, diz.

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Roque Hudson, essa obra "tem uma importância gigantesca", não só para as pessoas com deficiência, mas para toda a sociedade sergipana.

"Toda a população metropolitana adentra os terminais de integração do transporte coletivo, então tudo que for feito em termo de acessibilidade para pessoas com deficiência, a sociedade também será beneficiada e transitará com tranquilidade em todas essas vias, terminais, mercados municipais e obras construídas pela dilação pública do município.

Estrutura
Fruto de um investimento de mais de R$11,5 milhões, o Terminal de Integração Manoel Aguiar Menezes ocupa uma área de 6.015 m² e conta com cinco plataformas de embarque e desembarque; guichês e catracas e de acesso e saída; banheiros com acessibilidade; bicicletário; vestiários; depósitos; estacionamento e paisagismo.

A estrutura conta, também, com 13 mil m² de telhado metálico, com fechamento lateral com 8.000 m² de proteção metálica horizontal e vertical, com 24 boxes para o comércio de vendedores ambulantes e uma plataforma de concreto de alta resistência para suportar o fluxo intenso de usuários do transporte público e resistir à ação do tempo.

O espaço possui, ainda, iluminação de LED, para tornar o local mais seguro e iluminado. Também foram implantados equipamentos de acessibilidade para garantir a circulação segura de pessoas com dificuldade de locomoção, e foi realizada a pavimentação asfáltica nas faixas de circulação de ônibus no entorno do terminal, com aplicação de asfalto em mais de 13 mil m² nas áreas interna e externa.