Modernização da iluminação pública reduz consumo de energia e gera economia

Infraestrutura
23/03/2022 10h10

A modernização da iluminação pública, em fase de implantação na capital, já começa a apresentar resultados para os recursos da Prefeitura de Aracaju. Desde o início da substituição das lâmpadas de vapor de sódio pela tecnologia de LED, já foram observadas reduções no consumo em quilowatts (kwh) e, consequentemente, nos gastos públicos.

A implantação de luminárias em LED, que contemplará toda a cidade, já justifica a viabilidade financeira da PPP da iluminação. Com 24% dos 59 mil pontos de luz contabilizadas na capital já equipados com a nova tecnologia, a viabilidade financeira do negócio firmado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura com o Consórcio Conecta S/A começa a se sobressair.

Em outubro do ano passado, quando foi iniciado o processo de modernização, o total de energia consumida pelo parque de iluminação pública era de 4.332.505,00 kwh. Já em fevereiro deste ano, o valor total caiu para 3.724.736,59 khw, representando uma redução de 14%.

Esse resultado se reflete, também, na redução de gastos públicos. Em outubro, a gestão municipal desembolsou R$1.597.062,90 para o consumo de energia com iluminação. Com o passar dos meses, os números foram caindo gradualmente e em fevereiro a despesa foi reduzida a R$ 1.406.239,20, o que representa uma queda de 11,9%.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, esse trabalho, além de modernizar a cidade, também demonstra o respeito da administração pelo contribuinte aracajuano.
 
“Ainda não há uma redução tão grande porque a modernização ainda caminha e não está consolidada. Mas, avaliando friamente, é uma queda bastante expressiva e estamos muito satisfeitos. Isso demonstra que o objetivo da PPP, de fornecer mais segurança e comodidade para a população, por meio de uma iluminação mais eficaz e econômica, vem sendo alcançado”, enaltece o gestor.

O aprimoramento do parque de iluminação já evolui de forma notável no município. A melhoria avança de forma significativa em todos os bairros da cidade, sobretudo em localidades periféricas, como o Jardim Centenário, com 84,2% dos pontos de luz modernizados; Bugio, com 79,8%; Santa Maria, com 60,9%; Areia Branca, com 60,4%; 17 de Março, com 55,9%; e Dom Luciano, com 54,5%.

Além disso, todas as obras de infraestrutura entregues pela gestão municipal já contam com lâmpadas de LED incluídas, garantindo não só urbanização e dignidade para a população, mas também conforto e segurança no período noturno.
 
O processo de modernização da iluminação pública, tido como referência de sucesso para outros centros urbanos do país, fará de Aracaju a primeira capital do país com 100% do seu parque composto por lâmpadas de LED.

População aprova
As comunidades já conseguem perceber os benefícios das lâmpadas de LED. Edemilson dos Santos, morador do bairro 17 de Março, conta que, antes da modernização, a rua em que reside "era meio escura". "Realmente não passavam muita segurança. As lâmpadas em LEDs melhoraram muito nesse aspecto, senti muito a diferença”, elogia.

Já José Gonçalves, morador no Bugio há 17 anos, destaca que nunca viu o bairro tão bem iluminado. “Achei a mudança maravilhosa, a claridade é grande e eu sei que o consumo de energia é menor, então estou muito satisfeito”.