Prefeitura capacita servidores sobre valoração econômica e ativos naturais

Meio Ambiente
23/03/2022 12h20

A Prefeitura de Aracaju está realizando o curso "Valoração Econômica de Ativos Naturais", uma capacitação coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e voltada a servidores da pasta.
 
O curso, iniciado nesta terça-feira (22, no auditório no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, conta com a participação de 30 analistas da Sema e tem continuidade nesta quarta e quinta-feira, dias 22 e 23, no auditório da Câmara de Dirigentes Logistas de Aracaju (CDL).

Ministrada pelo professor Dr. José Hamilton Gondim, a qualificação objetiva qualificar capacitar os servidores sobre perícias em ambientais judiciais, extrajudiciais e pré-processuais, especialmente, na valoração econômica de bens, passivos ambientais e do dano ambiental, de modo a custear a responsabilização ambiental para reparação, compensação e indenização de danos ambientais.

O secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos, destaca que esse treinamento está inserido em um contexto de preparação e qualificação dos servidores da Sema para que eles possam qualificar os serviços prestados à sociedade.
 
“Há um compromisso da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, de prestar um serviço melhor e com mais qualidade para a população da cidade de Aracaju, portanto, é necessário um corpo técnico preparado com habilidades de enfrentar os desafios e mover a cidade para um ambiente mais sustentável”, afirmou o secretário.

De acordo com Alan, a valoração de ativos naturais é uma questão muito importante no meio ambiente, "porque tratamos exatamente disso no dia a dia, ao fazer uma atividade, ao fazer um licenciamento, calibrar uma compensação por um dano ambiental", explica.
 
"Então esse conjunto de técnicas será analisado nesse curso, de modo que os analistas possam exercer futuras demandas, podendo verificar os danos ambientais e as eventuais situações de risco, calibrando adequadamente para que o empreendedor continue fazendo os seus investimentos, avançando e gerando empregos”, frisou Lemos.

O professor Gondim destaca como os servidores participantes do curso poderão utilizar os conhecimentos adquiridos. “Ao longo do curso, nós vamos ver e ensinar diversos métodos utilizados ao redor do mundo para tornar a valoração de certos bens e de certos ativos naturais. E ter um valor que tenha um mínimo de suporte técnico, utilizando de diversos métodos judiciais, extrajudiciais e pré-processuais destacando assim quais são suas vantagens e desvantagens”.