Prefeitura discute sistema de garantia de direitos da criança e adolescente

Assistência Social e Cidadania
23/03/2022 13h10

Conselheiros e conselheiras tutelares de Aracaju participaram nesta quarta-feira, 23, da abertura do XXXVII Seminário do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. No evento, realizado na Faculdade 8 de Julho, no bairro Coroa do Meio, a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana, integrou a mesa de honra.

Iniciativa do Fórum Associativo de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares de Sergipe (Factus) e Instituto Cidadania, o Seminário conta com a parceria da Prefeitura de Aracaju e segue até a próxima sexta-feira, dia 25.

De acordo com a secretária Simone Santana, o Seminário é esse essencial para o fortalecimento de vínculos e parcerias entre os conselheiros. “Participamos desse evento trazendo informações, trocando experiências junto com os conselheiros de todo o estado e ressaltando a importância do Conselho Tutelar para as políticas públicas da criança e do adolescente. Eles são nossos parceiros, que garantem os direitos dessas crianças, que nos acolhem nas campanhas, nas ações e nas intervenções para crianças e adolescentes do nosso município”, destaca.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Natália Dalto, o Seminário do Factus possibilita uma interação com profissionais que atuam na área da criança e do adolescente do sistema de garantia de direito de toda a rede, e trata de assuntos referentes a essas questões.

"É um momento de aprendizado, um momento de compartilhamento de informações, mas, sobretudo, de fortalecer essa categoria em relação também às suas condições de trabalho, às logísticas do dia a dia, enfim é mais uma chance para que possam se capacitar”, disse.

Troca de Experiências
Para Greicielle Cardozo dos Santos, conselheira tutelar do 6º Distrito de Aracaju e vice-presidente do Factus, esta iniciativa proporciona a capacitação e fortalecimento da atuação dos conselheiros.

“É muito importante a formação continuada para os atores do sistema da garantia de direitos da criança e do adolescente, para que eles possam desenvolver da melhor forma possível a sua atuação junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente. E a parceria com a Assistência Social de Aracaju é primordial para todos nós que fazemos parte do sistema de garantia de direitos, sempre tivemos uma boa parceria com a pasta”, conta.

A conselheira tutelar do 3º Distrito de Aracaju, Flor de Jurubeba, afirma que a troca de experiências com conselheiros tutelares de outros municípios e estados é essencial para a categoria. "Trocamos informações com relação a ações e atividades específicas. Ser conselheiro tutelar não é uma profissão é uma missão e em cima dessa missão é que a gente está sempre procurando se capacitar através dos seminários e fóruns”, diz.