Prefeitura apoia municípios a conceber e implementar serviços para primeira infância

Saúde
23/03/2022 14h30

Com o objetivo de apoiar municípios na concepção e implementação de serviços voltados à primeira infância, gestores da Secretaria da Saúde de Aracaju participaram do webinar “Trajetórias da primeira infância: um olhar integrado para os serviços”, realizado nesta quarta-feira, 23, pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip).  

Durante o encontro virtual, os gestores municipais discutiram como a intersetorialidade entre serviços é fundamental para prevenção e fortalecimento de vínculos entre cuidadores, crianças e adolescentes. Um município com uma rede integrada e intersetorial está mais equipado para lidar com os desafios dos territórios e também para garantir os direitos da primeira infância. 

Foram palestrantes a economista e diretora do Instituto Opy, Heloisa Oliveira, que compartilhou um resgate histórico do papel da intersetorialidade na qualidade de vida e acesso aos direitos da primeira infância; e a diretora geral de Políticas Estratégicas do programa Mãe Coruja, Ana Sofia, que mostrou na prática como uma experiência exitosa garante os direitos das gestantes na rede estadual de Pernambuco. 

De acordo com a área técnica do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Maria da Graça Nunes, do ponto de vista do gestor e da política pública é preciso o mínimo de planejamento para garantir que os serviços vão estar aparelhados e capacitados para prestar o devido atendimento à primeira infância. Para isso, explica ela, é preciso haver uma identificação das famílias, sobre onde estão e do que mais precisam. 

“Nós trabalhamos a política de vulnerabilidade social, mapeamos os bairros com número maior de adolescentes gestantes e realizamos ações, a exemplo do grupo Ciranda de Maria, com encontros semanais,  orientando as gestantes sobre riscos da gravidez, alimentação, trabalho de parto, primeiros cuidados com o bebê, amamentação e direitos garantidos", destacou Maria da Graça.
 
Durante o webniar, ela abordou também a realização do Convida Gestante, projeto voltado à ampliação do acompanhamento das gestantes durante o pré-natal. "Para isso, eram ofertados serviços aos sábado nas Unidade Básicas de Saúde, como vacinação, consulta com a equipe de Enfermagem, consulta médica, atendimento odontológico, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além do projeto Sala de Espera, que orientava sobre amamentação, cuidados básicos e higiene”, detalhou.

No evento, a Saúde de Aracaju também destacou a importância de garantir as informações necessárias sobre o pré-natal às gestantes. Segundo a área técnica do Programa Saúde da Criança, Jaqueline Almeida, programas de atendimento básico precisam estar integrados e adequadamente referenciados com as famílias.
 
Em Aracaju, todos os bebês que nascem na rede pública de saúde recebem as vacinas da hepatite B e a BCG antes da alta. Essa ação é possível graças ao trabalho da equipe do Projeto Corujinha, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde nas Maternidades Santa Isabel e Nossa Senhora de Lourdes. 

“Além de aplicar as primeiras vacinas, as profissionais do Projeto fazem um importante trabalho de acolhimento. Elas também entregam a Caderneta da Criança e passam informações às mães que são muito importantes, como cuidados básicos com os bebês, a exemplo dos testes do pezinho e da orelhinha; além de explicar sobre as próximas vacinas que serão aplicadas dois meses após o nascimento. Passar essas orientações ainda na maternidade é fundamental para que essas mães tenham consciência da importância de vacinar seus filhos, garantindo a imunização segura dessas crianças”, orienta Jaqueline.