Escola de Governo e Administração Pública promove oficina de estímulo à memória

Planejamento e Orçamento
23/03/2022 17h00

Nesta quarta-feira, 23, a Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap), órgão vinculado à Secretaria Municipal do Planejamento,Orçamento e Gestão (Seplog), promoveu a oficina "A fantástica fábrica de memórias". A atividade, voltada aos servidores municipais, foi realizada de modo presencial na sede da Esgap.

O objetivo da oficina foi proporcionar atividades de desenvolvimento cognitivo, exercitando a memória e os estímulos cerebrais através de jogos e dinâmicas. Segundo a coordenadora psicossocial da Esgap, Ana Dalva, a ação contribui para o autoconhecimento e saúde mental dos participantes.

"Estamos vivendo em uma época em precisamos exercitar a memória e nossa saúde mental como um todo, por isso, acredito que é muito relevante para o servidor, melhorando tanto o desempenho profissional, quanto o aspecto pessoal", disse.

Um dos objetivos, segundo a neuropsicóloga Márcia Moraes, que esteve à frente da oficina, foi esclarecer o papel da memória e as possíveis situações que causam a falta dela. "Muitas vezes, qualquer esquecimento é motivo de preocupação e traz a dúvida de ‘será esquecimento mesmo ou será outros fatores? Será estresse? Será falta de sono? Geralmente a gente espera que só os idosos tenham esquecimento, o que é caracterizado como algo da idade, mas tem pessoas mais novas que também têm e, muitas vezes, não sabem que pode ser algum declínio", alerta.

A pedagoga Vera Lúcia Mello, uma das profissionais convidadas a conduzir o encontro, destaca como o desenvolvimento da memória é importante para o dia a dia. "Memória faz parte da nossa identidade. Se perdemos nossa memória, perdemos, também, nossa identidade. É uma habilidade cognitiva que todos nós precisamos em todos os momentos, então às vezes a falha acaba prejudicando, mas o esquecimento também faz parte do ser humano. O que atrapalha é o esquecimento está demasiado, pois influencia no cotidiano. Mas tem estratégias que vêm a colaborar para que essa memória seja mais desenvolvida, estimulada e potencializada", explica.