Prefeitura promove apresentações teatrais durante vacinação nas escolas

Meio Ambiente
25/03/2022 15h22

A Prefeitura de Aracaju, a partir de uma parceira entre as Secretarias Municipais do Meio Ambiente (Sema) e da Educação (Semed), está promovendo apresentações teatrais nas escolas da rede municipal polos da estratégia de vacinação contra a covid-19 dos alunos com idade entre 5 e 17 anos.

A ação utiliza ludicidade do teatro para tranquilizar as crianças no momento da vacinação, com dinâmicas coordenadas pelo grupo teatral da Sema. Segundo  a coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade da Semed, Maíra Ielena, a vacinação nas escolas é uma ação de cidadania, pois se trata de buscar, ativamente, o público de crianças e adolescentes que necessitam ter sua saúde cuidada e protegida.

“Solicitamos o apoio da Sema para que, com o seu grupo de teatro, ajudasse as crianças a passar por esse momento com o mínimo de tensão possível e quem sabe até com alegria. E está sendo um sucesso. As crianças adoram os personagens das fadas e unicórnios, pois são motivadas por eles a se vacinarem”, ressalta Maíra.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaela Ribeiro, a atuação conjunta com a Educação é fundamental para esta ação. “A parceria com a Semed vem sendo constante, e sempre vinculamos o teatro à educação ambiental, ou seja, além desse tipo de ação que estamos realizando de vacinação com o auxílio do nosso grupo de teatro, várias atividades voltadas para educar essas crianças na conscientização ambiental estão sendo desenvolvidas em paralelo”.

De acordo com o diretor da Escola Municipal Eneto José Sousa de Jesus, Fernando José dos Santos Júnior, o teatro contribui para atenuar a tensão que algumas crianças têm no momento da vacinação. “Essa vacinação junto à participação do teatro da Sema quebrou um pouco o gelo, as crianças ficaram mais aliviadas quando souberam que teriam a presença desses personagens teatrais, o que fez com que a vacinação seguisse de forma mais natural e até surpreendendo positivamente, ou seja, a parceria foi de grande valia”, afirma.