Defesa Civil alerta para continuidade da chuva nas próximas 24 horas

Defesa Civil
27/03/2022 18h20

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, emitiu, neste domingo, 27, um novo alerta de chuva moderada para as próximas 24h. As equipes permanecem em atenção, principalmente às áreas de riscos, e de prontidão para atendimento às demandas da população.

A mensagem encaminhada através do serviço de Alerta por SMS 40199, está baseada no aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A informação alcança mais de 51 mil telefones cadastrados, na capital, e tem por objetivo manter a população informada sobre a instabilidade climática.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que as equipes da Prefeitura de Aracaju atuam de maneira integrada para reduzir os possíveis transtornos que as precipitações possam provocar.

"Todas as equipes estão em atenção e prontas para atuar diante das necessidades que possam surgir. A Defesa Civil intensifica o monitoramento de áreas de riscos e mantém equipe em sistema de plantão 24 horas, para atendimento aos chamados que possam ser registrados através do número emergencial 199", frisou o secretário.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sílvio Prado, destaca aspectos aos quais a população deve redobrar a atenção. "Principalmente diante da incidência de chuva, é importante manter observação aos possíveis sinais de anormalidade, como inclinação de árvores e postes, rachaduras em paredes, afundamento de piso, movimentação de terra nas áreas de encostas e outras", pontuou.

Caso sejam constatadas situações de possíveis riscos é importante acionar imediatamente a Defesa Civil, para que seja realizada a avaliação técnica e assim possam ser adotadas as providências cabíveis. O serviço emergencial 199 funciona 24 horas.

Serviço de Alerta - 40199

O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre possibilidade de chuvas, alta da maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção e cuidados.

Para realizar o cadastro e receber as mensagens é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.