Vice-prefeita debate direitos femininos em roda de conversa da CBDE

Agência Aracaju de Notícias
30/03/2022 21h46

Nesta quarta-feira, 30, a convite do Comitê Brasileiro de Desporto Escolar (CBDE), que está realizando a seletiva para a Gymnasiade 2022 em Aracaju, a vice-prefeita Katarina Feitoza participou de uma roda de conversa sobre o tema “Direitos femininos: conscientização e prevenção ao abuso de gênero”.

O evento ocorreu no teatro Atheneu e reuniu atletas de diversos estados, que estão em Aracaju participando da seletiva. “É uma oportunidade muito importante de falarmos sobre esse tema sensível com meninas de todo o país”, ressalta Katarina. 

A roda de conversa encerra as ações da Comissão de Diversidade do CBDE em alusão ao Dia da Mulher, celebrado no último dia 8 de março. “O debate em torno desse tema é muito salutar, pois, infelizmente, o esporte é uma das áreas em que as mulheres são assediadas - física e moralmente”, destaca. 

Katarina lembra o caso da jogadora Marta, eleita seis vezes melhor jogadora do mundo, que mesmo sendo considerada quantitativamente melhor que colegas homens, ganha menos do que eles.

“Há uma diferença enorme ente os salários de homens e mulheres esportistas, isso comprova a discriminação para com as atletas do sexo feminino, que assim como em outras áreas, precisam comprovar a todo instante que são de fato boas no que fazem, pois são questionadas frequentemente”, reitera. 

A vice-prefeita chamou a atenção para os canais de denúncia que existem para que casos de abuso sejam registrados e investigados. “Não podemos achar normal, não podemos banalizar atitudes abusivas de quem quer que seja, temos que denunciar, pois só assim podemos combater esse mal que atinge mulheres em todas as áreas, do esporte à política”, argumenta Katarina.