Prefeitura capacita responsáveis técnicos das UBSs sobre campanha da influenza

Saúde
31/03/2022 14h45

Em preparação para o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando nesta quarta e quinta-feira, dias 30 e 31, atualização com os responsáveis técnicos das salas de vacinas das 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. Conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional contra a Influenza iniciará dia 4 de abril e seguirá até 3 de junho. 

Dividida em duas etapas, a primeira fase da campanha, de 4 de abril a 2 de maio, contemplará idosos e profissionais de saúde. A meta desses dois públicos na capital é de 110.929 pessoas, sendo 82.141 idosos e 28.788 profissionais de saúde. A primeira remessa recebida pela capital foi de 21.960 doses, o que corresponde a 19,7% do público dessa fase, por isso, é necessário o escalonamento da campanha por grupos. 

“Reunimos nossos profissionais para alinhar os fluxos e proporcionar um momento para esclarecer qualquer dúvida com relação ao serviço. Uma reunião importante, já que seguiremos ofertando a vacinação de rotina em nossas unidades, assim como continuaremos, de maneira simultânea, com a campanha contra a covid-19”, declarou a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Taise Cavalcante. 

Na segunda etapa da campanha, o cronograma que inicia dia 3 de maio e segue até o dia 3 de junho, contemplará um público-alvo mais amplo. Serão vacinados: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Enfermeira experiente, a responsável técnica da UBS Marx de Carvalho, Eloisa Accioli, ressaltou a importância desse encontro. “Apesar de já ser uma campanha habitual, é importante ter esses momentos para sermos atualizados sobre as estratégias, bem como os colegas novos que não participaram de campanhas anteriores e podem tirar suas dúvidas. Precisamos estar alinhados, seguindo a nota técnica e toda logística do que é a campanha da influenza. A expectativa é de um trabalho intenso e muito movimento na unidade”, disse.

A mesma expectativa é compartilhada pela enfermeira da UBS Hugo Gurgel, Jamile Carolina. “Como o Ministério da Saúde já havia anunciado a previsão para início da campanha, antes mesmo dessa reunião já nos antecipamos em nossa unidade e montamos a logística prévia para a vacinação contra a influenza. Precisamos estar bem preparados com relação às salas de vacina, formação das equipes e todos os cuidados necessários no trabalho com esses imunizantes, já que estamos em plena execução da campanha contra a covid-19, principalmente com os públicos da dose de reforço”, avaliou.