Prefeitura presta assistência a famílias afetadas pelos efeitos da chuva

Agência Aracaju de Notícias
01/04/2022 14h51

A manhã desta sexta-feira, 1º, começou com chuva intensa, na capital sergipana. Até o início da tarde de hoje, choveu, aproximadamente, 96 milímetros, volume concentrado, principalmente, na zona Norte de Aracaju, onde já existe uma quantidade considerável de áreas de risco. Para tanto, a Prefeitura de Aracaju tem atuado em diversas frentes, através de uma força-tarefa, sobretudo para prestar assistência à parte da população afetada pelo grande volume de chuva. 

Foram registradas, até o momento, 27 ocorrências, sendo que 20 delas relacionadas a alagamentos em vias da cidade. Além disto, foram atendidas situações de risco de desabamento, deslizamento de terra e inundação. As equipes foram acionadas para atender ocorrências em bairros como Cidade Nova, Dom Luciano, Lamarão, Japãozinho, Santo Antônio, Santos Dumont, Soledade e Industrial. 

A Secretaria Municipal da Assistência Social foi acionada pela Defesa Civil de Aracaju, pasta vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). Assim, foram feitos atendimentos a sete famílias, sendo quatro no bairro Cidade Nova e três no bairro Lamarão. A equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Risoleta Neves, e Carlos Fernandes de Melo, estiveram nos locais para realizar os encaminhamentos necessários. 

No bairro Cidade Nova, duas famílias foram referenciadas ao Cras Risoleta Neves para devidos encaminhamentos e as outras duas foram concedidas cestas básicas. 

No bairro Lamarão, uma família esteve no Cras Carlos Fernandes de Melo para acionar a Defesa Civil que foi até o local, juntamente com a equipe técnica do Cras, para atender às ocorrências. Uma família foi conduzida para casa de parentes no bairro João Alves, em Nossa Senhora do Socorro. Não houve a necessidade de intervenção aos demais moradores, recebendo apenas, orientações e informações sobre os serviços socioassistenciais ofertados pelo município.

“Nossas equipes técnicas compostas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais dos Cras de referência dos bairros foram distribuídas em diversos pontos de Aracaju, prestando assistência às famílias atingidas pelas chuvas. Nosso papel é identificar a atual condição de vulnerabilidade dessas famílias para, a partir daí, darmos os encaminhamentos necessários às nossas unidades de atendimento socioassistenciais ou fazer a concessão de algum benefício emergencial. Continuamos em alerta para atender eventuais chamados”, destacou a secretária municipal da Assistência Social, Simone Passos. 

Conforme o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, major Silvio Prado, as questões preocupantes, durante a manhã, foi o alagamento de vias e transbordamento de canais, a exemplo do canal da avenida Airton Teles. 

“Tivemos que fazer desvio de vias e até resgatar uma pessoa que ficou ilhada por ter insistido em passar em uma via alagada. Acionamos as demais secretarias e órgãos da Prefeitura, como Assistência Social, Emurb e Emsurb, para prestar assistência à população e tomar as devidas providências, como a retirada de móveis de casas, em situações necessárias, além da desobstrução da rede de drenagem. Vamos continuar em estado de monitoramento, sobretudo porque, de acordo com a previsão, a chuva deve continuar até, pelo menos, este sábado (2). O Comitê de Gerenciamento de Crise está em alerta e pronto para atender às demandas no menor tempo-resposta possível”, destaca o secretário. 

Canais de comunicação
Em casos de ocorrência como risco de desabamento, pontos de alagamentos e rachaduras nas residências, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil de Aracaju, através do número 199.

Questões relacionadas ao trânsito podem ser informadas à SMTT, no número de atendimento 118. Casos relacionados a quedas de árvores e obstrução de bocas de lobo devem ser comunicados à Emurb, através do 79 3119-1619.

Para informações sempre atualizadas, a população deve acompanhar os canais oficiais da Prefeitura de Aracaju, através da Agência Aracaju de Notícias (link: https://www.aracaju.se.gov.br/noticias), do Instagram e do Twitter, nos perfis @PrefAracaju.