Prefeitura atua com efetividade durante o primeiro mês da quadra chuvosa

Defesa Civil
04/04/2022 11h00
Início > Notícias > Prefeitura atua com efetividade durante o primeiro mês da quadra chuvosa

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Defesa Civil municipal, monitora a capital, com ainda mais rigor, nos meses da quadra chuvosa, que ocorre de março a junho. O balanço realizado pelo órgão é referente a março, mês de abertura desse período com maior incidência de precipitações, e aponta um acumulado de 342 milímetros (mm) de chuva nos últimos 30 dias, volume acima da média histórica do período, que é de 150 mm. Já em abril, somente no dia 1º, foram contabilizados 90 mm, em seis horas, aproximadamente.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, major Silvio Prado, ressalta que o Município atua de forma planejada e coordenada para reduzir riscos e minimizar os efeitos da chuva, na capital, durante todo o ano.

"O trabalho ocorre de maneira integrada, entre os diversos órgãos que compõem o Comitê de Gerenciamento de Crise. Essa atuação é intensificada durante as chuvas, e, cotidianamente, há trabalho preventivo realizado para desobstrução do sistema de drenagem, limpeza de canais, entre outras ações preventivas e de resposta", explica.

Com base no sistema de monitoramento da Defesa Civil de Aracaju, as cinco áreas com maior concentração de chuva, ao longo desse período, foram, respectivamente, os bairros Industrial, Porto Dantas, Centro, Mosqueiro e Robalo. Todas as informações são registradas através do ClimAju, plataforma digital disponibilizada no site da Prefeitura a toda a população.

Somado a esse monitoramento, as equipes da Defesa Civil atuam de forma estratégica para reduzir o tempo de resposta para atendimento às demandas da população. "Quando estamos no período chuvoso, já temos equipes nas ruas, em locais estratégicos, para atender as ocorrências que possam surgir. Com isso, reduzimos de forma significativa o tempo às demandas da população", informa Silvio Prado.

Atendimentos
A Defesa Civil de Aracaju, além do trabalho de monitoramento intensificado durante o período chuvoso, também atende a população por meio do serviço emergencial 199, que funciona em sistema de plantão 24 horas, todos os dias da semana.

Apenas no mês de março, foram registradas 100 solicitações, entre demandas ocasionadas pelas chuvas e outras, como as relacionadas a patologias estruturais em edificações. Desse total, 63 foram provenientes do serviço emergencial 199 e outras 28 direcionadas ao telefone da sede da Defesa Civil. As demais foram encaminhadas por outros órgãos e por meio dos Núcleos de Defesa Civil das Comunidades (Nupdecs).

No que se refere à natureza das solicitações atendidas, 51% estiveram relacionadas a risco de desabamento e 25% referentes a enchentes, inundações ou alagamentos. Além disso, foram contabilizadas seis ocorrências caracterizadas como risco de quedas de árvores, uma queda de árvore , sete desabamentos, seis deslizamentos de terra e um risco de deslizamento.

O secretário Sílvio Prado acrescenta que, nesse período, foram contabilizadas 10 notificações e 16 interdições. "As edificações só são desinterditadas quando há eliminação dos riscos", salienta.

Os atendimentos também ocorreram de forma expressiva no 1º dia de abril, quando foram registradas 30 ocorrências, todas devidamente atendidas pela equipe do órgão, que também realizou o trabalho de monitoramento da cidade diante do grande volume de chuva com o intuito de adotar medidas para a redução de riscos à população.
 
Serviço de Alerta por SMS 40199
Ao longo do mês de março, sete alertas de chuva foram emitidos através do serviço SMS 40199. Esse canal de comunicação da Defesa Civil com a população possibilita o envio de informações, de maneira antecipada, sobre possibilidade de chuvas, alta da maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção e cuidados.

As informações compartilhadas pela Defesa Civil através desse sistema têm como base os avisos de órgãos oficiais, em especial, dos centros de meteorologia, como é o caso do Centro de Meteorologia de Sergipe, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Para realizar o cadastro e receber as mensagens é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.